A Prefeitura de Curitiba abriu, na última quarta-feira (19), edital de licitação para obras na Rua Raul Pompéia, entre os bairros Fazendinha e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A via terá seus 2,8 quilômetros de extensão totalmente revitalizados. As propostas serão abertas dia 24 de setembro, 9 horas, através de concorrência por menor preço.

Essa era uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes da região e, após a revitalização, esse importante eixo de ligação para os moradores do Caiuá com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira será modernizado, melhorando a mobilidade de pedestres e motoristas. A obra deve ter duração de dez meses.

De acordo com o diretor do departamento de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Mario Padovani, o projeto de revitalização inclui nova pavimentação, novas calçadas, alargamento da via, nova arborização e rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. A obra vai mexer bastante com a região e terá, inclusive, melhorias na iluminação, explica.

Pelo cronograma, a obra inicia ainda neste semestre. Na Raul Pompéia temos mais 120 estabelecimentos comerciais em funcionamento, fora os outros que poderiam estar lá se a rua estivesse em melhores condições, conta o presidente da Associação Comercial da Fazendinha e do CIC-Norte, Osvaldo Anderson Vasconcelos.

Segundo ele, há mais dez anos os comerciantes e moradores dos bairros Fazendinha e CIC pedem melhorias na via. É muito buraco na pista que causam muitos acidentes, além de ser um local inseguro para os pedestres. Vai melhorar muito e teremos um crescimento do comercio da região, salienta Vasconcelos

A Raul de Pompéia abriga óticas, bancos, mercados, lojas de departamento, gastronomia e farmácias que movimentam a Rua Raul Pompéia que tem, inclusive, um restaurante popular ali localizado.

Mobilidade

As obras de revitalização da Raul Pompéia fazem parte do plano de governo da atual gestão, que prevê a melhoria de vias e calçadas por toda a cidade que permitam acessibilidade e melhor mobilidade. O mesmo trabalho de modernização foi finalizado em 2013 na Rua Carlos Klemtz (continuação da Raul de Pompéia). Com um custo final de R$ 2,2 milhões, a via teve 1,1 quilômetro de pista alargada e pavimentada, obras de drenagem, calçada, sinalização viária, iluminação, travessia elevada e paisagismo.