Um levantamento  divulgado coloca o Brasil no topo do ranking dos países no quesito pirataria de séries, ou downloads ilegais. Entre abril e junho de junho,  7,2 milhões de brasileiros baixaram pelo menos um episódio na internet, sem pagar nada.  O estudo foi feito pelo instituto Tru Optik, dos Estados Unidos. O Brasil supera os Estados Unidos, segundo lugar no ranking de pirataria por indivíduos, com 6,7 milhões de usuários baixando ilegalmente, e a Austrália (5,3 milhões), terceira colocada.
O levantamento compilou os dados de downloads feitos pelo sistema de compartilhamento P2P, do inglês peer-to-peer, pessoa para pessoa em tradução livre. O destaque dado ao Brasil é pelo número de IPs ( o endereço de computador) que baixaram séries via torrents, programas que permitem a troca de arquivos entre usuários.

A série Game of Thrones (GoT) é a campeão isolada pirateada em todo o mundo. De abril a junho, de acordo com a pesquisa,  foram 298 milhões de downloads da série. No mesmo período, a série esteve no ar na TV por assinatura. Nos Estados Unidos, os dez episódios da quarta temporada acumularam 68 milhões de telespectadores.  O irônico é que a série Game of Thrones tem quatro vezes mais audiência entre piratas do que na TV norte-americana. A série é transmitida no Brasil pelo canal HBO, que só é incluído nos pacotes mais caros, ou seja, o acesso é restrito.

A série mais assistida entre os norte-americanos, The Big Bang Theory, também aparece com destaque, com o segundo lugar no ranking de downloads ilegais: 63,2 milhões de episódios baixados. A terceira colocada é Orange is The New Black, popular série da Netflix. Sucesso no provedor de vídeos por streaming, foi baixada ilegalmente 60,8 milhões de vezes no segundo trimestre deste ano.
O administrador de empresas, E.C.S, 42 anos, que prefere não se identificar, é um dos usuários brasileiros que constantemente faz download ilegal de série. Baixo para toda a família, não só pelo custo, mas pela comodidade, mas por podermos ver a hora que podemos. Já tivemos caso de ver uma temporada inteira de uma vez só. É uma comodidade, embora tenha consciência que seja ilegal, explica ele. A publicitária S.O também baixa séries: Depois que você experimenta a comodidade, não quer outra vida, diz ela. Segundo a publicitária, as séries demoram muito para serem disponibilizadas em DVD: Com internet fica difícil não se seduzir.
Confira a lista com as dez séries com maiores números de downloads ilícitos no segundo quarto de 2014

1 – Game of Thrones              298,9 milhões

2 – The Big Bang Theory         63,2 milhões

3 – Orange is The New Black    60,8 milhões

4 – Mad Men                         55,7 milhões

5 – Arrow                              53,2 milhões

6 – How I Met Your Mother     51,5 milhões

7 – The 100                        50,1 milhões

8 – Fargo                          46,8 milhões

9 – Modern Family             44,7 milhões

10 – 24: Live Another Day  43,8 milhões