Tudo começou em 2010, quando Sylvester Stallone resolveu reunir as estrelas de filmes de ação em um único longa-metragem para fazer uma homenagem ao gênero. A ideia deu tão certo que, dois anos depois, lá estavam Os Mercenários de volta aos cinemas para uma sequência. Agora, em 2014, Barney (Stallone) e companhia retornam à batalha nesta semana em Os Mercenários 3.

Depois de duas histórias repletas de ação e humor, o novo filme ganha um novo integrante: o drama. Além do componente emocional, a equipe comandada por Barney recebe novos membros e uma nova ameaça. A história começa quando o grupo resgata Doc (Wesley Snipes), mercenário veterano que estava preso. Em uma nova missão, eles descobrem que um velho colega e agora traficante de armas Stonebanks (Mel Gibson) está de volta.

Ao lado de Barney, Stonebanks fundou Os Mercenários, mas escolheu um caminho obscuro em sua vida e obrigou seu colega a dar um fim nos planos malignos. Tempos depois, o vilão retorna mais perigoso e com o desejo de exterminar a equipe que o abandonou.

Após Caesar (Terry Crews) ser ferido em batalha, o líder do grupo quer a cabeça de Stonebanks. Para isso, Barney dispensa seus veteranos Christmas (Jason Statham), Toll (Randy Couture) e Gunnar (Dolph Lundgren), que não aceitam muito bem a novidade, e sai à procura de novos guerreiros com a ajuda de Bonaparte (Kelsey Grammer).

Com os novatos Smilee (Kellan Lutz), Luna (Ronda Rousey), Thorn (Glen Powell) e Mars (Victor Ortiz), Barney vai à caça de Stonebanks. Quando a missão parece estar cumprida, o jogo vira e o chefe mercenário fica sozinho. Agora, além de executar sua vingança, Barney precisa resgatar sua nova equipe.

Preparando-se para a nova investida contra o ex-colega, o líder reencontra um candidato a novo mercenário, Golgo (Antonio Banderas), que havia sido desclassificado por ser velho demais. Quando os dois decidem sozinhos partir para a provável missão suicida, os veteranos excluídos por Barney retornam para a guerra. Então a ação final começa. Para destruir Stonebanks, os mercenários contam ainda com a ajuda de Drummer (Harrison Ford), Trench (Arnold Schwarzenegger) e Yin Yang (Jet Li). Apesar do peso e tamanho do novo time, nada está ganho. Ainda mais quando eles se encontram encurralados em um prédio contra o enorme exército do mal.

O humor do filme fica principalmente por conta de Golgo, que, apesar de ter um passado triste, nunca para de falar sobre suas histórias de guerra. Além do novato, Christimas — com seu sarcasmo afiado — disputa para ver quem é o melhor em tudo com Doc.

Agora com o time maior do que nunca, resta saber se teremos uma continuação para a série. Vale lembrar que o chefe dos mercenários Stallone tem outras franquias no cinema (Rocky e Rambo) com vários filmes. Porém, há a grande necessidade de que a nova saga seja reinventada para evitar repetições na história, o que poderia cansar o público.

Com casal gay e integrante feminina, a saga começa a se soltar do gênero de filme de ação com machões quebrando tudo. Afinal, qualquer pessoa pode quebrar tudo, ainda mais quando se é um(a) mercenário(a). Quem sabe, a diversidade possa aumentar se a franquia continuar, trazendo novos e diferentes personagens. Mais mulheres, personagens transsexuais, entre outras diferenças, poderiam entrar no universo a ser explorado. Seria interessante também trazer outras estrelas como Dwayne The Rock Johnson (O Escorpião Rei), Vin Diesel (Velozes e Furiosos) — dois atores que já têm no currículo vários filmes de ação —, Angelina Jolie (Malévola), Scarlett Johansson (Os Vingadores) etc.

Sem Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme e Bruce Willis, que participaram dos dois primeiros filmes, o elenco de novatos conta com Harrisson Ford (Star Wars), Kellan Lutz (Crepúsculo), Wesley Snipes (Blade), Antonio Banderas (Gato de Botas), Kelsey Grammer (X-Men), Glen Powell (Pequenos Espiões 3D) e os estreantes Ronda Rousey (lutadora de MMA) e Victor Ortiz (boxeador).

Além das novidades na história, Os Mercenários 3 sobrevive graças ao saudosismo dos filmes de ação que atrai o público desde os anos 80. Longas batalhas, explosões, invasões, armas poderosas, perseguições. Misture tudo isso a um pouco de drama de vingança e aproveite a sessão.