O governador Beto Richa (PSDB) é o candidato que tem o melhor desempenho nas redes sociais da internet – que ganharam ainda mais importância no debate político após as manifestações de junho de 2013 – convocadas inicialmente através desse novo instrumento. Richa é que mais interage com seguidores nesse espaço, segundo um estudo feito pelo jornalista Diego Xavier, entre os dias 09 e 16 de agosto. 

Apesar disso, a avaliação é de que o desempenho geral dos políticos brasileiros na campanha de 2014 – na qual se esperava que as redes sociais teriam uma ascensão maior da disputa eleitoral no Brasil – está aquem das expectativas, pois os números ainda são modestos. Segundo o estudo de Xavier, entre os dias 09 e 16 de agosto, os três principais candidatos ao governo com maior número de seguidores nas redes sociais – Richa, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) – têm níveis de interação relativamente baixos e não conseguem atrair eleitores pela internet.
A análise destaca que internet e as redes sociais são aproveitadas pelos políticos, na maioria dos casos, como se estivessem distribuindo santinhos e folhetos. De acordo com Xavier, os candidatos só publicam o que interessa a eles mesmos, sem se preocupar com a opinião do eleitor. Apesar de muitos terem sites e contas no Facebook e Twitter, ainda utilizam seus recursos como se estivessem na era do papel, critica.
Sobre o Facebook, o jornalista analisou três quesitos: o total de seguidores (curtidas na página); novas curtidas na página durante sete dias; e envolvimento na semana do estudo. Richa tem 122.288 curtidas, 1,2% de crescimento na página (novas curtidas) e envolvimento de 248 mil pessoas no período. Em segundo lugar está Gleisi Hoffmann, com 108.277 curtidas, 2,1% de crescimento e envolvimento de 48,4 mil pessoas. Requião tem 27.951 curtidas, 1,7% de crescimento e envolvimento de 13,6 mil pessoas. Ogier Buchi (PRP) tem 2.701 curtidas; Rodrigo Tomazini, 1.290; Bernado Piloltto (Psol), 2.264; Túlio Bandeira (PTC), 730; e Geonisio Marinho (PRTB), 223 curtidas.
Tenda Digital – Como estratégia na internet, Richa montou uma tenda digital em Curitiba coordenada pelo filho Marcello Richa, com cerca de 20 computadores, e criou uma rede de colaboradores em todo o Estado. A tenda já foi alvo de ações judiciais da coligação petista por ter supostamente oferecido internet grátis aos eleitores que visitassem a tenda.
Já a campanha da candidata Gleisi Hoffman não revela qual a estrutura da coligação para o trabalho de comunicação na internet. A petista já divulgou nota pedindo ajuda aos militantes do partido e simpatizantes de sua candidatura para defendê-la dos ataques dos adversários nas redes sociais da internet. Pedimos o empenho de todos para que nos ajudem a esclarecer os fatos; usem as mídias sociais, mobilizem os seus amigos e lideranças do seu bairro, diz o texto.
Requião também pede ajuda a internautas. Eles batem com mentiras, nós batemos com verdades. #CompartilheVerdades, apela o candidato. Outra ação inovadora foi a criação de um perfil na rede social Tumblr para desmentir boatos contra a campanha peemedebista. Requião é famoso por dar declarações polêmicas pelo Twitter, mas seu perfil tem menos seguidores que o de Beto Richa – 45,6 mil contra 52,5 mil, respectivamente.