SÃO PAULO, SP – Com um gol marcado pelo atacante Leandro Damião, o Santos bateu o Atlético-PR por 2 a 0, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira (20), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O segundo gol foi marcado por Thiago Ribeiro.
Com o gol, Leandro Damião finalmente fez as pazes com as redes. Ele findou um jejum de 10 jogos sem marcar.
A última vez havia sido em 30 de março, no triunfo por 3 a 2 ante a Penapolense, ainda pelo Campeonato Paulista. Além de Damião desencantar, o time alvinegro quebrou o jejum após três derrotas consecutivas no Nacional.
Com o resultado, o Santos sobe na tabela de classificação e chega aos 23 pontos, ocupando a 6ª colocação momentaneamente. Já o Atlético-PR permanece com os mesmos 23, mas cai para o 8º posto.
O jogo
A partida começou movimentada na Vila Belmiro, com as duas equipes criando boas chances. Os paranaenses assustaram com Cléo, enquanto o Santos respondeu com Damião. Na primeira oportunidade, aos 18, o atacante mandou de peixinho nas mãos de Weverton, e na sequência, aos 21, pegou a sobra e bateu rente à meta do goleiro adversário.
As melhores oportunidades dos donos da casa vinham dos pés de Robinho, que, aos 30, deixou o campo após sentir uma fisgada na coxa. O técnico Oswaldo de Oliveira colocou Rildo e a equipe alvinegra seguia na pressão. Até que aos 44, Cicinho aproveitou a bobeira da zaga e rolou para Damião fazer 1 a 0.
No segundo tempo, Doriva sacou o meia Marcos Guilherme para a entrada do atacante Douglas Coutinho. O rubro-negro ganhou mais volume, mas os homens de frente ainda pecavam nas finalizações.
Com a estratégia de explorar o contra-ataque, o Santos chegou ao segundo gol. Aos 23, Arouca encontrou Mena, que cruzou para Thiago Ribeiro no meio da área. O atacante só escorou de cabeça e fez 2 a 0. O Atlético-PR teve chance de marcar com Marcelo, que desperdiçou um pênalti aos 45.
Na próxima rodada, os comandados de Oswaldo de Oliveira medem forças contra o São Paulo, no Morumbi. Enquanto, a equipe de Doriva busca a reabilitação diante do Bahia, na Arena da Baixada.

SANTOS
Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Robinho (Rildo), Thiago Ribeiro (Stéfano Yuri) e Leandro Damião. Técnico: Oswaldo de Oliveira
ATLÉTICO-PR
Weverton, Sueliton, Dráusio, Léo Pereira e Natanael; Deivid, João Paulo (Otávio), Bady (Dellatorre) e Marcos Guilherme (Douglas Coutinho); Marcelo e Cléo. Técnico: Doriva
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marcus Vinicius Gomes (ambos de MG)
Público e Renda: 4.612 e R$ 129, 285,00
Gols: Leandro Damião, aos 44min do 1º tempo, e Thiago Ribeiro, aos 23min do 2º tempo
Cartão Amarelo: Léo Pereira e Dráusio (A)