Uma noite de renascimentos no Alto da Glória. Com gols Dudu e Keirrison, o Coritiba superou o Vitória na noite desta quarta-feira por 2 a 0, alcançando sua primeira vitória no Couto Pereira pelo Brasileirão e deixando a lanterna da competição nacional para outro Verdão, o Palmeiras.

Para tentar a inédita vitória no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro, o pressionado Celso Roth mexeu bastante no time. Norberto, que vinha atuando mais adiantado, assumiu a lateral-direita. Na zaga, Welinton assumiu a vaga de Luccas Claro. No meio, Baraka saiu para a entrada de Hélder. Na armação, Gil, recuperado de lesão, ao lado de Dudu, que substituía Alex, machucado, e de Zé Love, mais recuado para suprir a ausência de Robinho, suspenso. No ataque, Keirrison teve mais uma oportunidade.

Com o resultado, o Coritiba sobe para a 17ª colocação, com 15 pontos, apenas um ponto atrás de Botafogo e Flamengo. Já o Vitória entra na zona de rebaixamento, aparecendo na 18ª colocação, perdendo para o Coxa no saldo de gols (-5 contra -4).

O jogo

O começo de jogo foi difícil. Pressionado pela má fase e a situação na tabela, o Coritiba errava passes fáceis. A postura da torcida, porém, foi exemplar. Se durante a semana a equipe foi pressionada por uma organizada, que visitou o CT da Graciosa e ameaçou jogadores, no estádio o apoio foi incondicional. Mesmo quando o time cometia erros bobos, os torcedores aplaudiam, apoiavam. Para dar a volta por cima, o 12º jogador precisava estar ao lado do time.

E após um começo irregular, o Coxa se encontrou em campo. E a torcida e a boa atuação foram recompensadas com um golaço de Dudu, garoto de 23 anos, revelado na base do Verdão, nascido em Curitiba e que nunca teve uma sequência no time. O meia já havia sido decisivo no Campeonato Paranaense, quando o Cori alcançou sua primeira vitória contra o Paraná, no Couto Pereira, por 2 a 0 (Dudu deu a assistência para o 1º gol, de Denner). Desta vez, não quis servir. Assumiu o protagonismo. Pegou a bola na direita, cortou para o meio, ajeitou para a canhota e bateu do meio da rua. A bola foi parar no ninho da coruja.

Até o intervalo, duas baixas no time de Celso Roth: o iluminado Dudu e o lateral Norberto se machucaram. Entraram Zé Rafael e Reginaldo. E o Coxa continuou melhor que o adversário. Zé Love cresceu muito na partida, Keirrison participou mais do jogo e Zé Rafael mostrou que, após seis meses afastado do time profissional, pode ajudar muito neste momento difícil. Foi ele, inclusive, quem criou o lance que acabou com Keirrison sofrendo pênalti de Kadu. Na cobrança, o K9 mandou a bola para um lado, o goleiro pulou para o outro. 2 a 0 no placar e três pontos na conta do Coritiba, que respira e ganha confiança.

Nas próximas rodadas, o Coxa fará duas partidas de seis pontos. Primeiro, encara o Palmeiras, no próximo sábado, no Pacaembu. Depois, volta ao Couto Pereira para encarar o Atlético Mineiro, no dia 31 de agosto. Por fim, encerra o turno encarando o Bahia na Fonte Nova, no dia 6 de setembro.

Coritiba 2 x 0 Vitória

Coritiba: Vanderlei; Norberto (Reginaldo), Leandro Almeida, Welinton e Dener; Hélder, Germano, Gil (Geraldo) e Dudu (Zé Rafael); Zé Love e Keirrison.Técnico: Celso Roth

Vitória: Wilson; Ayrton, Roger Carvalho, Kadu e Euller; Adriano, Cáceres (José Welison), Luis Aguiar e Marcinho (Guillermo Beltrán); Willie e Caio (William Henrique).Técnico: Jorginho
Gols: Dudu (18 – 1º), Keirrison (17 – 1º)
Cartões amarelos:
Ayrton (V), Gil, Zé Rafael (C)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Público: 6.192 pagantes (7.865 total)
Renda: R$ 80.206,50
Local: Couto Pereira, às 21 horas

Principais lances
Primeiro Tempo

7 – Dudu cobra falta da entrada da área, mas coloca força demais na finalização. Wilson só olha a bola, que passa perto do gol.

12 – Norberto cruza para a área, Wilson sai do gol e desvia com um tapa, mas entrega para Dener. O lateral chuta torto e a zaga afasta.

14 – Cáceres cruza, Leandro Almeida falha na marcação e deixa Willie livre. O atacante cabeceia alto, no meio do gol. Vanderlei salta e manda para escanteio.

18 – Gol do Coritiba!
Dudu recebe na intermediária, corta para o meio, ajeita para a x e chuta forte, um petardo. A bola morre no ângulo de Wilson, um golaço!

20 – Cruzamento de Dener para Keirrison. O atacante disputa pelo ar com Kadu. O zagueiro consegue mandar par aescanteio.

36 – Welinton dá lindo passe e deixa Dener na cara do gol. O lateral bate com categoria, mas exagera na força e erra o alvo.

41 – Germano lança para Keirrison. Wilson deixa o gol, aparece como um líbero e corta. Gil tenta recuperar o lance, mas o goleiro novamente salva o time baiano.

Segundo Tempo

6 – Zé Rafael recebe na entrada da área, tira do marcador e bate. Wilson defende e Zé Love aproveita o rebote para mandar para o fundo das redes, mas o juiz assinala impedimento do atacante.

8 – Zé Love arrisca da intermediária. Wilson se estica e consegue espalmar para escanteio.

11 – Zé Love faz bom lance pela lateral e toca atrás para a chegada de Dener. O lateral chuta e a bola bate nas redes, mas pelo lado de fora. Teve torcedor que comemorou gol.

12 – Zé Rafael dança na frente da marcação, abre espaço e bate colocado, no canto. Wilson tira com a ponta dos dedos.

16 – Pênalti para o Coritiba! Zé Rafael serve para Keirrison, que invade a área e é derrubado por Kadu.

17 – Gol do Coritiba! Na cobrança, o próprio Keirrison assumiu a responsabilidade. Ele bateu com calma. A bola foi para um lado, o goleiro para o outro.

42 – Geraldo encara a marcação, vai para lá, para cá, e encontra Zé Love livre na área. O atacante do amor chuta por cima do gol.

46 – Zé Rafael recebe ótima bola na área, perto da marca do pênalti, ajeita para a perna direita, mas chuta muito mal, para fora.