Os 5.000 livros da biblioteca do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, na cidade de Jesuítas (Oeste), estão todos catalogados em um sistema informatizado. O software foi desenvolvido sem custos para a escola pelo funcionário Luiz Carneiro de Lima enquanto ele se formava na faculdade de Sistemas da Informação.

O sistema, além de controlar os empréstimos dos livros, ajuda nas pesquisas dos 680 alunos que estudam no colégio. Quando um estudante digita um tema, o sistema informa em quais livros é possível encontrar o assunto e a localização dos exemplares nas prateleiras da biblioteca.

Luiz Carneiro terminou o curso superior em 2007 e implantou o sistema na biblioteca. Antes a biblioteca tinha um sistema bem arcaico para os alunos usarem, era tudo manual. Desenvolvi esse software e está sendo bem útil para os estudantes, explicou.

O funcionário também criou dois outros softwares para a escola, sem custo nenhum. O sistema para assinatura e controle do ponto de trabalho dos funcionários e professores da escola e o sistema para pesquisar documentos e informações de ex-alunos que passaram pelo colégio.

Eu estava estudando essa parte de programação e isso me ajudou e auxiliou também a escola, que precisava desses softwares. Algumas escolas da região também começaram a usar o sistema da biblioteca. O pessoal tem gostado, disse Luiz Carneiro.

O diretor da escola, Darci Mezzari, incentivou o funcionário a fazer os sistemas. Vi do que se tratava e gostei dos programas, que iriam facilitar a pesquisa dos alunos e o trabalho dos professores. Outra vantagem é que foram feitos sem custo, explicou o diretor.