TATIANA CUNHA, ENVIADA ESPECIAL
SPA-FRANCORCHAMPS, BÉLGICA – O grid do GP da Bélgica, neste domingo (24), terá dois pilotos estreantes na F-1.
Depois do anúncio de que o alemão Andre Lotterer correrá pela Caterham, no lugar de Kamui Kobayashi, a Marussia anunciou nesta quinta-feira (21) que o americano Alexander Rossi, 22, substituirá Max Chilton na 12ª etapa do Mundial, em Spa-Francorchamps.
O motivo da substituição não ficou claro, já que a equipe deu uma versão e Chilton, outra. Segundo a Marussia, o americano irá correr neste final de semana “enquanto questões contratuais são resolvidas”.
“Apesar de não ser nossa intenção inicial dar a Alexander a possibilidade de correr neste ano, por conta das circunstâncias estamos satisfeitos em poder proporcionar a ele esta chance”, afirmou John Booth, chefe da Marussia.
Já de acordo com o piloto inglês, a razão foi puramente financeira. “Max Chilton decidiu voluntariamente ceder seu lugar na corrida deste final de semana em Spa-Francorchamps para permitir que a equipe consiga os fundos que necessita vendendo sua vaga”, disse Chilton, via comunicado distribuído à imprensa na Bélgica.
“A Marussia está conversando com vários investidores neste momento e a situação deve ser resolvida antes da próxima etapa do Mundial, em Monza”, completou Chilton, que está em sua segunda temporada na equipe.
A equipe também indicou que Chilton deve reassumir seu lugar em breve, mas não especificou quando.
“Naturalmente esperamos voltar ao normal em relação a nossa dupla de pilotos assim que possível, mas, por ora, queremos desejar sorte a Alexander e esperamos que ele tenha um ótimo final de semana”, disse Booth.
Rossi, que foi efetivado como piloto de testes da Marussia recentemente, será o primeiro piloto americano a disputar uma corrida de F-1 desde que Scott Speed disputou o GP da Europa de 2007.
“Este é um grande momento para mim e tenho muito a fazer num curto período de tempo. Mas sinto que estou pronto e é empolgante ter ganhado esta chance em um circuito como Spa-Francorchamps”, afirmou Rossi.