SÃO PAULO, SP – O atual ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, foi escolhido nesta quinta-feira (21) como o novo líder do partido Justiça e Desenvolvimento, que o credencia para que seja nomeado como o novo primeiro-ministro do país.
Ele ocupará o lugar que hoje é de seu aliado Recep Tayyip Erdogan, principal figura do partido e que assume a Presidência na próxima quinta (28) após ficar 12 anos na chefia de governo.
A nomeação deverá ser ratificada pelos dirigentes da agremiação no dia 27, mas é considerada uma formalidade devido ao apoio em torno a seu nome. Em entrevista coletiva, Davutoglu disse que pretende dar continuidade ao trabalho de Erdogan.
“Ninguém deve duvidar que vamos seguir nosso caminho”
Um dos aliados mais leais de Erdogan, o atual chanceler assumiu seu cargo em 2009 e foi um dos principais promotores da nova política externa turca, que visa maior influência no Oriente Médio, na Ásia Central e no norte da África.
A visão é criticada pela oposição por afastar o país de sua tradição de aliança com o Ocidente e as aspirações de entrada na União Europeia, ainda que Davutoglu sempre tenha negado esse distanciamento.
A indicação não deverá provocar mudanças na política turca, já que Erdogan continuará como presidente. Adversários dizem que o novo primeiro-ministro será uma marionete de seu antecessor.
Erdogan prometeu uma presidência ativa e romper com o tradicional papel cerimonial de chefe de Estado, utilizando todas as funções do cargo, como a possibilidade de convocar as reuniões do gabinete de ministros.