Entre setembro e dezembro, a Toscana, uma das mais belas regiões da Itália, atrai gourmets e gourmands de todo o mundo para a temporada de caça às trufas brancas, consideradas como o diamante da região.

Trufeiros – caçadores de trufas – e bons de garfo se encontram nas proximidades de Siena, Florença, Pisa, San Gimignano, San Miniato, Volterra e Bolgheri, onde o fungo precioso é encontrado nesta época do ano.

É em San Miniato que são encontradas as trufas brancas mais famosas, pela excelente qualidade, resultado do tipo de solo. As trufas nascem debaixo da terra e são achadas na Itália por cães farejadores, especialmente treinados.

A cidade promove expedições para a caça da trufa, guiadas por um trufeiro experiente e seus cães, o que pode ser uma aventura única para o visitante. No final de novembro acontece a Mostra Mercato del Tartufo Bianco di San Miniato, tradicional festival onde os turistas podem provar as melhores receitas tradicionais com trufas e aprender os segredos sobre o cogumelo especial e descobrir porque ele é tão caro, valendo tanto quanto um brilhante. Vinhos e queijos complementam a festa italiana.

O Hotel Laticastelli Country Relais é ponto de encontro dos visitantes, que aproveitam o outono europeu para cavalgadas, trilhas com bicicletas e, claro, boa comida. O restaurante do hotel – La Taverna – tem enoteca onde os hóspedes podem fazer provas de vinhos duas vezes por semana – às terças e sextas feiras.

A temporada 2014 do hotel termina em 9 de novembro e o Laticastelli só reabre em 30 de março de 2015. Construído como um castelo no início do século XIII, o Laticastelli fez parte de antigas fortalezas que foram surgindo através dos tempos, destinadas a protegerem o sul de Siena.

Hoje, como hotel, tem 29 suites com confortos modernos, algumas com sala e cozinha para o turista que quer brincar de chef, e conserva na mobília rústica, portas e janelas antigas, paredes de pedras, a atmosfera de outros tempos, perfeita para quem vai ser um caçador de trufas ou de sabores. Veja em www.laticastelli.com