SÃO PAULO, SP – O ex-piloto de F-1 Nelson Piquet Jr assinou contrato para correr por uma equipe chinesa na nova Fórmula E de carros elétricos, que começa em Pequim no próximo dia 13.
O brasileiro, filho do tricampeão da F-1 Nelson Piquet, se junta a uma série de ex-pilotos da F-1 na nova categoria, incluindo o alemão Nick Heidfeld e o italiano Jarno Trulli.
Nelsinho disputará provas contra Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna, tricampeão de F-1 morto em 1994. E também contra Nicolas Prost, filho do francês Alain Prost, tetracampeão da F-1.
O companheiro de equipe de Nelsinho será o chinês Ho-Pin Tung.
Senna correrá pela equipe indiana Mahindra Racing e terá como companheiro o indiano Karun Chandhok.
Lucas Di Grassi, outro brasileiro na categoria, será piloto da alemã Audi Sport ABT.
O melhor resultado de Nelsinho na F-1 foi um segundo lugar na Alemanha com a Renault, em 2008, mas o piloto ganhou notoriedade por ter provocado um acidente deliberadamente no GP de Cingapura daquele ano para ajudar o companheiro de equipe Fernando Alonso.
A saga sobre o acidente tornou-se um dos maiores escândalos do esporte quando Piquet revelou detalhes sobre o caso à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após ser demitido pela equipe.
O QUE É
Para o primeiro ano 20 pilotos serão divididos em 10 times.
A FIA avisou que só poderão participar da categoria os carros reconhecidos por ela.
Os carros pesarão 780 kg e terão bateria de aço e lítio. A velocidade máxima será de 220 km/h e que a aceleração de 0 a 100 km/h será de 3 segundos. Cada veículo terá autonomia de 25 minutos até receber uma nova carga de energia, o que representará que um piloto poderá ter que dirigir dois carros para completar uma prova de 90 minutos.
Os carros da F-1 pesam 640 kg, incluindo o piloto, e fazer de 0 a 100 km/h em 1,7 segundo. Nesta categoria, os veículos chegam a ultrapassar os 300 km/h.
As provas, porém, ficarão longe da F-1, apesar de os carros terem desenho semelhante. O presidente da entidade, o francês Jean Todt, disse que os circuitos não serão os mesmos utilizados em sua principal categoria, mas que ocorrerão em pistas de rua.
Os direitos comerciais serão da empresa Formula E Holdings, liderada por Alejandro Agag (ex-membro do Parlamento Europeu) e pelo empresário Enrique Banuelos, espanhol que tem fortes vínculos com o mercado brasileiro.
Veja o calendário da Fórmula E:
13.set – Pequim (China)
22.nov – Putrajaya (Malásia)
13.dez – Punta del Este (Uruguai)
10.jan – Buenos Aires (Argentina)
14.fev – A Confirmar
14.mar – Miami (EUA)
4.abr – Long Beach (EUA)
9.mai – Monte Carlo (Mônaco)
30.mai – Berlim (Alemanha)
27.jun – Londres (Reino Unido)