SÃO PAULO, SP – A casa onde viveu o escritor J.D. Salinger (1919-2010) foi colocada à venda por sua atual proprietária. Salinger comprou a residência, que fica em Cornish, New Hampshire (EUA), nos anos 1950, mudando-se para lá de Nova York, após uma turnê de divulgação de seu livro “O Apanhador no Campo de Centeio”.

Segundo o jornal “The Guardian”, a atual dona, Joan Littlefield –que vive na casa de quatro quartos desde os anos 1980– pede um valor de US$ 679 mil (R$ 1,53 milhão) pela propriedade.

Salinger era conhecido por sua discrição. Nos anos 1950, retirou-se da vida pública e passou a viver em reclusão na casa de New Hampshire, espantando os jornalistas que batiam em sua porta.

Littlefield disse a jornais locais que decidiu vender a residência há dois anos, quando seu marido morreu, e que pretendia anunciar a casa na revista “New Yorker” para atrair, segundo diz, “tipos literários”. De acordo com ela, quando o casal se mudou para a residência nos anos 1980, encontrou diversas lembranças de Salinger, como talões de cheques, pedaços de cerca e sua privada –tudo posto à venda no eBay.