JOÃO ALBERTO PEDRINI
RIBEIRÃO PRETO, SP – Barretos (a 423 km de São Paulo) deve registrar até domingo (24) índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% o que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), coloca a cidade em estado de alerta durante a Festa do Peão de Boiadeiro.
Franco Villela, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), informou que os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo dos 20% das 12h às 16h ao menos nos próximos quatro dias.
Nesse período a umidade deve ficar entre 17% e 19%.
“Até o domingo o cenário é de tempo muito seco, principalmente no início da tarde, o que exige atenção com a saúde”, afirmou Villela.
A previsão é que a umidade volte a subir a partir segunda (25), quando uma massa de ar fria, vinda do Sul, deve chegar à região de Barretos.
As temperaturas devem ficar entre 12°C e 35°C até domingo. De acordo com o Inmet, a frente fria deve fazer a temperatura cair na segunda-feira (25), com máxima prevista de 30°C, e na terça (26), com máxima de 27°C.
Segundo Villela, com a baixa umidade do ar, a previsão é de que a variação das temperaturas seja grande ao longo do dia. Com manhãs frias e calor durante a tarde.
Apesar da frente fria amenizar as temperaturas, não há previsão de chuva em Barretos nos próximos dias.
O otorrinolaringologista Marco Antonio Teixeira Corrêa, disse que as pessoas devem se hidratar bastante. Ele orienta evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h e aglomerações em ambientes fechados.
“A hidratação deve ser observada por todos. É importante usar soro fisiológico nos olhos e nariz, já que as mucosas ressecam com maior facilidade”, afirmou Corrêa.