Que a política é um espetáculo teatral, para não dizer por vezes circense – com todo o respeito aos artistas de circo – não é segredo para ninguém. O problema é quando os políticos tentam ir além das suas capacidades de atuação, provavelmente acreditando demais nos poderes do marketing eleitoral. Foi o que aconteceu no programa da quarta-feira à noite da candidata do PT ao governo do Estado, senadora Gleisi Hoffmann, que abriu a sua propaganda com um quadro em que simula ser interrompida espontaneamente por populares que passavam pelo local ao gravar suas cenas. A única coisa que o espectador percebeu, no caso, foi que Gleisi, como atriz, é uma ótima senadora. Ficou extremamente forçado, com uma aparência de teatro colegial.

Fôlego
O candidato a governador Ogier Buchi (PRP) se apresentou como advogado e professor de educação física. Conhecimento das leis e fôlego para a campanha ele tem, agora só faltam os votos.

Eu acredito
É inacreditável a quantidade de vezes que a frase o Paraná que eu acredito foi dita no programa do candidato Beto Richa (PSDB). No mesmo programa, o governador também falou que o Paraná é hoje o terceiro Estado mais competitivo do Brasil, tendo ultrapassado o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O mineiro Aécio não deve ter gostado.

Direto
Requião prometeu congelar a tarifa da água e colocar a polícia na rua. Segurança e água fresca para o eleitor.

Magrelas
No programa da candidata Gleisi, cada vez que ele começava a dizer algo aparecia alguém para interromper a fala. Ela calmamente respondia a pergunta do suposto mal educado. Ao final prometeu mais médicos especialistas e construir bicicletários em órgãos públicos. As magrelas mais simples poderão ficar em delegacias e as mais chiques no Palácio Iguaçu.

Onda
O candidato ao senado pelo PMDB, Marcelo Almeida apareceu na TV com roupa de surfista pegando uma onda. Ele disse que quando tem um desafio na vida reza e mergulha de cabeça. Só um cara muito rico pode praticar esse esporte, ainda mais se for no nosso Litoral com o preço do pedágio pela hora da morte.

Cabeça
Alvaro Dias (PSDB) fez uma retrospectiva da sua carreira política recheada de imagens do período em que foi governador do Paraná. Disse que ao longo da vida pública já teve mais de 15 milhões de votos e que já foi eleito o melhor senador do Brasil. Uma cabeça tão privilegiada, que até a pequena calvície que aparecia nas imagens antigas desapareceu.

Cara Pintada
O candidato ao Senado, Ricardo Gomyde (PCdoB) lembrou que já foi um cara pintada. Para quem não se lembra, foram aqueles jovens que saíram as ruas para protestar e forçar a renúncia do ex-presidente Collor, acusado de corrupção. Como o mundo dá muitas voltas, Collor hoje é Senador da República e aliado do PT assim como Gomyde.

Mãe é Mãe
Beto Richa falou do seu programa mãe paranaense, que cuida das gestantes do Estado. Este é um programa semelhante ao mãe curitibana que existe na Capital. Aécio Neves já declarou que, se eleito, vai lançar o mãe brasileira. Dizem que o Obama já demonstrou interesse.

Pai é pai
O delegado Francischini (SD), candidato a deputado federal, também está empenhado em eleger seu filho Felipe deputado estadual. O senador Requião trabalha para que seu filho Maurício consiga uma vaga na Assembleia. O governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet também foram lançados na política pelos seus respectivos pais. Sem esquecer de Ratinho Junior (PSC) que quando foi eleito pela primeira vez dizia apenas uma frase ao lado do pai famoso: de pai para filho, amor pelo Paraná.

Filho de peixe
Luciano Pizzato (DEM) e o filho Pedro Pizzato (DEM), aparecem um em seguida do outro na propaganda para deputado federal. O eleitor mais desavisado pode não perceber que apenas o filho de 28 anos é candidato.

Rima pobre
E segue a saga, esses candidatos incríveis e seus trocadilhos maravilhosos: Chico Eletro – a energia que faltava; Luiz Acorcci – Vote no titio; Joãozinho da Cocada – 1551 é uma boa ideia; Baroncini – nem que ganhe; Frisoli: seu voto é sua voz então é hora de quebrar o silêncio.

Recicle
Roselia Vanat convoca: você que gosta de bicho não jogue seu voto no lixo.