O candidato do PSOL ao governo, Bernardo Pilotto, recusou convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para participar de café da manhã com empresários na sede da entidade. O partido também não quis mandar representantes. Entendemos que as propostas da Fiep não representam as demandas da ampla maioria da população do Paraná. São propostas que reforçam o atual modelo de desenvolvimento, que é concentrador de riquezas e que amplia a desigualdade social, alegou a legenda. Segundo o PSOL, a maior parte dos candidatos e candidatas vai a Fiep para pedir benção aos grandes empresários, para passar uma caixinha visando o financiamento de suas campanhas. Estar aberto ao diálogo e as demandas da maioria da população é diferente de se sujeitar a pressão e lobby que são feitos pelos grandes setores empresariais do Estado, avalia a sigla.

Bateu, levou
A candidata do PT, Gleisi Hoffmann e o senador e candidato do PMDB, Roberto Requião, trocaram farpas públicas ontem pelo twitter. A discussão começou depois que Gleisi recomendou as eleitores um texto sobre seus planos para o subsídio do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Requião retrucou: Subsidio sem revisão de planilha é negociata contra o erário. Gleisi reagiu: para com essa mania de ler só a manchete. Óbvio que minha proposta é com acompanhamento das planinhas. Requião rebateu: Ótimo então, brigue com as manchetes e não comigo.

Maracutaia
Gleisi devolveu: mas se vc é contra baixar as passagens para os trabalhadores problema é seu, levando o peemedebista a twittar Tarifa baixa sem maracutaia com empresário financiador de campanha. A petista não desistiu e ironizou a resposta lembrando da briga de Requião com o pedágio: Isso mesmo. Sem maracutaia. Como deve acontecer quando algo não abaixa nem acaba, né?.

Empréstimos
O governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), rebateu, em entrevista à RPC ontem à noite, declaração do adversário, Roberto Requião, dada na véspera à mesma emissora. Na ocasião, Requião negou ter votado contra a concessão de empréstimos ao Paraná no Senado. Richa apontou que o peemedebista não só votou contra, como entrou na Justiça para barrar as operações de crédito.

Boicote
Em seu programa na noite de quarta-feira, na televisão, Richa voltou a bater na tecla da discriminação contra sua administração pelo governo federal. A única tristeza desse caminho foi o boicote sistemático do governo do PT aos direitos dos paranaenses, disse. Bloquearam as verbas federais do Estado, seguraram nossos empréstimos que só foram liberados por ordem judicial, afirmou.

Paralisia
Já Gleisi bateu dos dois lados, na mesma quarta-feira à noite, afirmando que não faz sentido viver do passado ou ficar parado reclamando, esperando o futuro chegar, em clara referência a Requião e Richa. Soluções pensadas aqui no Estado podem ter funcionado no passado mas hoje se mostram ineficientes. A experiência do presente aqui no Paraná está nos levando à paralisia, à perda de oportunidades, afirmou a petista.

Malfeitos
Preocupada em rebater os questionamentos sobre as denúncias de corrupção contra o PT e o governo federal, Gleisi também afirmou no programa que corrupção pode acontecer em qualquer partido, em qualquer organização. Comigo não tem concordância com nenhum malfeito seja de quem for.

Ibope vem aí
Uma nova pesquisa sobre a disputa pelo governo do Estado deve ser divulgada na próxima segunda-feira. Desta vez é o Ibope que registrou levantamento de intenção de votos, com a intenção de entrevistar 1.008 eleitores entre os dias 21 e 25. O custo previsto é de R$ 60.480.00 e a contratação foi feita pela RPC/Gazeta do Povo.

Dinastias
O candidato do PTC ao governo, Tulio Bandeira, defendeu o fim do que chamou de dinastias no mando político do Paraná. Há 32 anos, vemos as mesmas famílias se perpetuarem no governo do Paraná, afirmou. Não tenho compromisso com empreiteiras e empresas de pedágio. Também não tenho que acomodar apadrinhamentos políticos de uma grande coligação, disse ele.

Em Alta
Em  apenas dois meses, o CURITIBA ECOELÉTRICO garantiu uma redução de quase duas toneladas  (1.908  kg) de CO² emitidos na atmosfera da capital paranaense. Com o uso de veículos movidos a eletricidade, foram poupados 1.522 litros de combustível.

Em baixa
Os empregados da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em Curitiba aprovaram por maioria, na quarta-feira, INDICATIVO DE GREVE da categoria. A decisão foi tomada em assembleia dos funcionários, realizada em frente a sede da empresa.