ALEX FRANCISCO
SÃO PAULO, SP – Acostumada a interpretar mulheres que batalham muito e que sofrem para conquistar a tão sonhada felicidade, a atriz Nanda Costa, 27 anos, mostra seu lado irreverente -e perua- na pele do furacão Tuane, da novela “Império” (Globo). “É a primeira vez que eu interpreto uma mulher rica e de personalidade tão forte. Estava acostumada a fazer personagens fortes, batalhadoras e que sempre brigam, sofrem. Então, estou me divertindo muito com esse jeito metido e barraqueiro da Tuane”, ri Nanda. “Meu maior desafio, neste momento, é descobrir quem é essa nova mulher”, complementa.
Se, antes, suas personagens tinham um figurino simples, agora, Nanda se diverte com o abuso de peças sofisticadas e acessórios glamorosos que deixam Tuane com o estilo de mulher poderosa e cheia da grana. “A caracterização, que é fantástica, e a música que é o tema dela foram fundamentais para que eu pudesse encontrar a alma dessa personagem. Como na música, faço cara de rica em cena”, diz, referindo-se ao hit “Cara de Rica”, da cantora Erikka, que embala as cenas de Tuane na novela (veja a letra abaixo). “Meu parceiro de cena, o Flávio Galvão, também é importante nessa construção”, complementa ela, referindo-se ao ator que vive Reginaldo, o animado marido de Tuane.
Aliás, a relação do casal é um capítulo à parte na história da perua. É que os dois têm um apetite sexual insaciável -quer dizer, ele tem, ela disfarça e já demonstrou isso trocando as pílulas de estimulante sexual que o marido sempre usa. “Tuane ama a vida boa que o Reginaldo proporciona a ela, principalmente agora que ela está fazendo de tudo para recuperar a guarda do filho”, diz Nanda, referindo-se ao grande objetivo de Tuane: conquistar o amor de Victor (Adriano Alves), que ela abandonou com o pai do garoto, Elivaldo (Rafael Losso).
Mas Tuane não tem a torcida de sua intérprete, que acredita que mãe é aquela que cria e diz que a perua não tem o direito de ganhar a guarda do filho depois de abandoná-lo. “Mãe é quem cria, é quem educa, participa e dá amor. A Tuane reapareceu dez anos depois querendo tomar a guarda do pai e da tia Cristina [vivida por Leandra Leal], que foi uma mãe para o garoto. Isso não está certo, acho um absurdo”, comenta Nanda. “A Tuane reconhece que errou, diz que se arrepende, e até acho que ela merece uma chance de conhecer melhor o filho e, quem sabe, conquistá-lo. Mas a guarda, não. Eu não concordo com a atitude dela”, complementa a atriz.
O público parece ter a mesma opinião, já que, segundo Nanda, as pessoas nas ruas são contra Tuane. “Elas me dizem que a acham engraçada, mas muito interesseira e, por isso, torcem, sim, para ela se dar muito mal”, diverte-se. “É diferente da Morena, por exemplo, que tinha uma torcida positiva do público”, complementa, lembrando-se da protagonista da novela “Salve Jorge” (Globo, 2012-2013), seu último trabalho em novelas.
“Ainda ouço me chamarem de Morena nas ruas. Ela foi uma guerreira urbana, contemporânea, marcante. Tenho um carinho especial por esse presente que a Gloria Perez me deu”, fala a atriz, referindo-se à autora da trama.
Visita inesperada
Nos próximos capítulos de “Império”, a vida de madame que Tuane leva vai ser interrompida por algo inesperado. É que Jurema (Elisângela), a primeira mulher de Reginaldo, entrará na trama em busca do marido que ela considerava desaparecido. E isso vai mexer com o sentimentos de Tuane.“A Tuane e o Reginaldo são cúmplices, parceiros, até amigos, eu diria. Não acredito que o que ela sinta por ele seja só interesse ou dependência. Acho que ela vai sofrer, sim, quando descobrir a existência da Jurema, a primeira mulher. Quem não sofreria?”, argumenta Nanda.
A chegada de Jurema levanta a suspeita de que Reginaldo possa ter uma terceira mulher, e a atriz torce para um convívio entre elas sob o mesmo teto. “Vou adorar que isso aconteça. Admiro muito o trabalho da Elisângela e ter ela e o Flavio juntos em cena vai ser um luxo. Será uma verdadeira escola para mim”, diz Nanda, que está em sua quinta novela na Globo.
O primeiro trabalho da atriz na TV foi a novela “Cobras & Lagartos” (Globo). A trama escrita por João Emanuel Carneiro foi ao ar originalmente em 2006 e, atualmente, é apresentada na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”. Na trama, Nanda deu vida à interesseira Madá, que tentava seduzir o ambulante Foguinho (Lázaro Ramos).
Corpo em dia
Quando recebeu o convite do diretor Rogério Gomes, o Papinha, para viver a Tuane, de “Império”, Nanda Costa teve de deixar o elenco do filme “Língua Seca”, com direção de Homero Olivetto, em que seria uma motoqueira -o papel ficou com Sophie Charlotte. Além disso, ela passou a cuidar do corpo para, segundo ela, ficar mais gostosona. “Eu quis perder peso, ficar mais delineada, mais gostosa mesmo para viver a Tuane. Por isso, procurei um médico que conseguiu mudar o meu corpo em dois meses e que está cuidando principalmente da minha saúde”, revela ela que, há um ano, posou nua para a revista masculina “Playboy”. “Não descarto fazer outro ensaio”, diz a atriz.
Aliado aos cuidados médicos, Nanda tem se dedicado à ginástica funcional três vezes por semana. “Minhas medidas são outras, minha postura mudou e ficou como eu queria em pouco tempo”, comemora.