Na segunda e na terça-feira (25 e 26), às 10h, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se na Capela Santa Maria Espaço Cultural, entre as atrações da Semana Cultural, promovida pela Prefeitura Municipal. O evento, dirigido aos profissionais da Educação e da Cultura, integra o Programa EduCultura, parceria da Fundação Cultural de Curitiba com a Secretaria Municipal da Educação, que tem por objetivo a formação continuada dos servidores municipais, aproximando práticas artísticas e culturais do fazer pedagógico nas escolas.

No repertório do concerto, que faz um apanhado histórico de grandes obras clássicas de diferentes épocas, estão compositores estrangeiros e um brasileiro. Sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que responde pela direção artística e a regência do Coro da Camerata desde o ano passado, a Camerata executará composições dos alemães Carl Orff (1895 – 1982), Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) e George Friedrich Händel (1685 – 1759), do italiano Giuseppe Verdi (1813 – 1901) e do brasileiro Edmundo Villani-Cortês (1930).

A plateia apreciará a performance da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo considerado um dos símbolos musicais da cidade. Criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim, a Camerata teve a proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.

Serviço:

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba dirigidas aos servidores municipais da Educação e da Cultura, dentro da Semana Cultural promovida pela PMC.
Datas e horário: dias 25 e 26 de agosto de 2014 (segunda e terça-feira), às 10h.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).