Quem circulou pelas estações-tubo da Praça Carlos Gomes no horário de almoço desta sexta-feira (22) percebeu a presença de guardas municipais que monitoravam de perto o embarque e desembarque dos passageiros. Além deste local, oito terminais de ônibus da cidade receberam simultaneamente a Operação Presença da Guarda Municipal de Curitiba.

O objetivo principal da operação é dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo, especialmente em horários de grande movimento, prevenindo atividades ilícitas e aproximando os guardas da população.

É importante reforçar a sensação de segurança da população que utiliza diariamente o sistema público de transporte, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. A operação, que teve início na semana passada,  acontecerá com frequência, alternando as localidades.

Nesta sexta, além da Praça Carlos Gomes, a operação aconteceu nos terminais do Sítio Cercado, Vila Hauer, Capão da Imbuia, Pinheirinho, Capão Raso, Campo Comprido, Caiuá e Boa Vista.

Gosto muito quando vejo a Guarda Municipal por aqui, disse a estudante Brenda da Silva, de 20 anos, que mora no Boqueirão e utiliza a estação da Carlos Gomes para ir à escola, no Centro da cidade. Aprovo operações como esta, comentou.

Brenda estava ao lado da prima, a secretária Audrey Oliveira, que trabalha no Centro de Curitiba e mora em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana. Acho ótimas as ações feitas pela Guarda Municipal do meu município e tenho certeza que o trabalho da Guarda em Curitiba também é muito bom, disse Audrey. Me sinto mais segura com eles aqui.

Guarda Cidadã

As atividades realizadas pela Guarda Municipal de Curitiba desde o ano passado confirmam a tendência de aproximação da corporação com a comunidade. O Módulo Móvel Itinerante (MMI) realizou 32 edições passando por diversos bairros e região central  da cidade, promovendo um diálogo direto entre a Guarda Municipal e a população. A Operação MMI registrou 179 ocorrências e efetuou 17 flagrantes.

Apenas em 2014, a Operação Paz nas Praças realizou sete operações, que resultaram em 108 ocorrências. As ações se estenderam por todas as regionais da cidade. O rastreamento das praças da cidade, entre outras operações coordenadas, reafirma a nossa função de Guarda Comunitária, explicou o diretor da Guarda.

A ação faz parte de um projeto maior, que reforça cada vez mais o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população. O objetivo é devolver os equipamentos e espaços públicos à população. São os cidadãos que devem ocupar e utilizar os mesmos, com segurança, disse Carvalho.