GABRIELA TERENZI
SÃO PAULO, SP – O juiz Marcelo Coutinho Gordo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, negou nesta sexta-feira (22) pedido da coligação de Alexandre Padilha (PT), candidato ao governo de São Paulo, para ter cobertura diária da rede Globo nos seus telejornais.
Para acompanhar as eleições nacional e paulista, a Globo estabeleceu que os candidatos com intenções de voto acima de 6% ganham cobertura diária e os que têm acima de 3%, semanal. No último levantamento do Datafolha, somente 5% dos eleitores declararam voto em Padilha.
O PT considerava que o critério poderia “incorrer em injustiça” e “prejudicar o processo democrático da eleição”.
Para o juiz, o número de 32 partidos políticos no país hoje justifica que a Globo elabore critérios para o espaço que dá aos candidatos.
“Há de ser reconhecer o valioso préstimo informativo que se dá com a cobertura desenvolvida, assim como a razoabilidade do critério de seleção firmado, com os 6% de intenção de votos, que atua como espécie nota de corte”, escreveu o membro do TRE em sua decisão.
Coutinho Gordo também chama a atenção para o fato de que a coligação estaria olhando só para o próprio interesse.
“A despeito da alardeada desigualdade, não consta dos autos notícia sequer de que os demandantes tenham se lançado em defesa dos partidos de menor representatividade.”