SÃO PAULO, SP – A Polícia Civil de São Paulo prendeu na manhã desta sexta-feira (22) dois homens que seriam, segundo a Secretaria da Segurança Pública, lideres da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
Márcio Vital, 36, conhecido como Tucano, foi preso em Santo André, na Grande São Paulo. Já Alexsandro Gerônimo, 34, foi encontrado em Osasco, também na região metropolitana. A polícia usou escutas telefônicas para chegar ao paradeiro dos suspeitos.
De acordo com a polícia, eles são líderes “nacionais” da facção fora dos presídios e atuavam na “coordenação” do tráfico de drogas em São Paulo. Eles também seriam os responsáveis por fazer a “ponte” entre integrantes presos e outros criminosos que estão nas ruas.
“Conseguimos tirar das ruas líderes importantes [da facção criminosa] “, disse Fernando Grella, secretário da Segurança Pública, em entrevista coletiva. Ele afirmou que pedirá à Justiça para que os dois homens entrem no regime de RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).
“Foi um grande golpe na facção. Acreditamos que vai levar algum tempo para que a facção se rearticule”, disse Grella. Ele afirmou, também, não temer retaliação vinda do PCC.
Segundo Carlos Eduardo da Cunha, delegado da Dise (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes) de São Bernardo do Campo, os dois homens presos fazem parte do PCC há mais de dez anos. “Nós entendemos que, com essas prisões, a quadrilha esteja desarticulada porque eles eram o elo entre o comando da facção e a rua. Hoje a facção não tem líderes na rua, nenhum”, disse Cunha.
Outras 18 pessoas foram presas na operação dos policiais de São Bernardo, entre elas cinco mulheres.
Na ação, também foram apreendidos 100 kg de maconha e três armas de fogo. Com Vital, a polícia também apreendeu um tucano. O líder do PCC tinha o animal de estimação em uma gaiola.
Uma autoescola de Diadema foi lacrada na ação. Segundo Cunha, o estabelecimento servia para fraudar documentos para criminosos.
OUTROS
Em uma outra operação, a Polícia Civil deteve 41 pessoas na madrugada de quinta-feira (21) em cidades na região do ABC. Entre os presos, estão dois integrantes de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.
Durante a operação, foram apreendidos 1,2 kg de drogas – entre maconha, cocaína, crack e outras. A polícia também conseguiu recuperar nove veículos e apreender outros 17. Com os criminosos, também foram apreendidos uma metralhadora de alta potência e uma arma de fogo.
Segundo o delegado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro já investigava os integrantes de uma facção criminosa. Durante a investigação, a polícia descobriu que os traficantes compravam drogas no Mato Grosso do Sul para vender em São Paulo e no Rio.