FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP – Para comemorar o aniversário do parque Ibirapuera, o grafiteiro paulistano Eduardo Kobra está fazendo um painel para dar um tapa no visual do mais novo sessentão da cidade. Os desenhos são produzidos em quatro paredes de 23 metros de comprimento por 4 de altura da Marquise para ilustrar o cotidiano de frequentadores do Ibira, como costumam chamá-lo.
“O mural ‘Viva o Ibirapuera’ é um convite para que os visitantes do parque reproduzam as cenas retratadas. Um casal de idosos, uma criança, a palavra Sampa e a imagem de um beijo apaixonado de um casal são as inspirações de felicidade”, disse Kobra.
O grafiteiro afirmou ter aceitado o convite da prefeitura para fazer o desenho porque se identifica e é visitante assíduo do parque. “Sempre venho passear com meu cachorro no Ibirapuera, inclusive moro aqui perto. Não vou receber nada por esse trabalho, mas faço porque gosto bastante.”
A arte começou a ser feita ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna) há cinco dias, mas os visitantes só poderão vê-la completa no dia 29 de agosto. Depois, Kobra fará uma viagem de 32 dias para grafitar em cinco países: Suécia, Polônia, França, Estados Unidos e Canadá.
Um dos desenhos mais famosos do artista é um painel de 52 metros de altura por 16 metros de largura com a imagem do arquiteto Oscar Niemeyer. O desenho foi feito na lateral do edifício Ragi, de 18 andares, localizado no fim da avenida Paulista (região central).
As comemorações pelos 60 anos do Ibirapuera começaram no sábado (16), e ainda seguirão até o dia 31 de agosto. Veja aqui a programação completa.
HISTÓRIA
O parque é o mais popular de São Paulo e o oitavo melhor do mundo, segundo eleição feita pelo site Trip Advisor. Recebe em média 220 mil pessoas por semana, sendo o domingo o dia mais lotado, com cerca de 120 mil visitantes.
Ele foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, com mais de sete meses de atraso. A ideia era que a abertura acontecesse no aniversário de 400 anos da capital paulista, comemorado em janeiro daquele ano.
Na época, o parque foi descrito como “o mais moderno logradouro público do mundo”. Os apitos das fábricas e os sinos das igrejas anunciaram a inauguração às 11h daquele dia. A abertura dos portões, porém, aconteceu apenas às 15h.
O grande destaque era a marquise projetada por Oscar Niemeyer. O auditório Ibirapuera, também projetado por Niemeyer, nos anos 1950, foi alvo de uma das mais intensas polêmicas até o início das obras, em 2002.
Como o conjunto arquitetônico do parque é tombado, a construção gerou debates em diversas instâncias judiciais –a inauguração aconteceu em 2005.