O Atlético Paranaense recebe neste domingo às 18h30 o Bahia, na Arena da Baixada. Será o último jogo da punição imposta pelo STJD. Com isso, o estádio não terá a presença de torcedores. O confronto também marca o início de uma maratona de partidas para o time paranaense.

Serão 10 jogos em 30 dias. Nesse período, o técnico Doriva praticamente não poderá aplicar treinos intensivos com os titulares. Isso porque no dia seguinte após um jogo os atletas fazem apenas um trabalho regenerativo. E, na véspera de uma partidas, o treino também é leve, para evitar desgaste físico. Após o jogo com o Bahia, os titulares terão um descanso na segunda-feira. Na terça-feira, viajam para Natal. E jogam na quarta-feira contra o América-RN, pela Copa do Brasil.

A partir de agora, Doriva terá que fazer mudanças na base do diálogo e dentro dos jogos. A própria partida te dá dados para você fazer as correções que são necessárias. E temos que fazer isso muito mais na base do diálogo, de um treino bem moderado. Temos que poupar energia, porque os jogos são desgastantes. Temos uma maratona pela frente. Teremos pouco tempo para trabalhar, destacou.

A MARATONA DE JOGOS
24/8 (c) Bahia
27/7 (f) América-RN (Copa do Brasil)
31/8 (f) Goiás
03/9 (c) América-RN (Copa do Brasil)
07/9 (c) Palmeiras
10/9 (f) Grêmio
14/9 (c) Vitória
17/9 (f) Cruzeiro
21/9 (c) Inter
24/9 (f) Chapecoense
(f) = fora de casa, (c) = jogo em casa

Para o jogo de domingo, o Atlético não terá o zagueiro Léo Pereira, suspenso. Quem entra no lugar dele é Cleberson, que cumpriu suspensão por cartões amarelos na quarta-feira, na derrota por 2 a 0 para o Santos.

Nas demais posições, Doriva mantém o mesmo time, com Cléo de centroavante e os três meias ofensivos (Marcelo na direita, Bady centralizado e Marcos Guilherme na esquerda), dentro do esquema tático 4-2-3-1. O atacante Douglas Coutinho fica no banco.

A preocupação do Doriva tem sido com o estilo de jogo. A equipe vem demonstrando dificuldade em trabalhar a bola no meio-campo e errando em momentos decisivos. No Brasileirão 2014, o Atlético é o time com menor posse de bola (44,6%), com mais passes errados (27%) e que mais permite finalizações dos adversários (15,3 por jogo). Acredito que a equipe evoluiu neste sentido. Conseguiu jogar, ter posse de bola e propor o jogo em alguns momentos, afirmou Doriva, ao site oficial do clube. Por outro lado, sofremos alguns contra-ataques. Temos que corrigir isso, completou.

O Bahia não terá o meia-atacante Marcos Aurélio, ex-Atlético-PR e Coritiba, que está lesionado. O time titular terá quatro jogasdores que já passaram pelo futebol paranaense: o zagueiro Demerson (ex-Coritiba), os volantes Fahel (ex-Atlético-PR), Rafael Miranda (ex-Atlético-PR) e Léo Gago (ex-Coritiba e Paraná). No elenco, o Bahia conta ainda com os meias Lincoln (ex-Coritiba) e Branquinho (ex-Atlético-PR), o lateral-direito Roniery (ex-Paraná) e o atacante Potita (ex-J.Malucelli). O time é comandado pelo curitibano Gilson Kleina, ex-Paraná.

ATLÉTICO x BAHIA
Atlético-PR: Weverton; Sueliton, Dráusio, Cleberson e Natanael; Deivid, João Paulo, Marcelo, Bady e Marcos Guilherme; Cléo. Técnico: Doriva
Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Léo Gago e Emanuel Biancucchi; Maxi Biancucchi (Rhayner) e Kieza. Técnico: Gilson Kleina.
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Local: Arena da Baixada, domingo às 18h30