JOÃO ALBERTO PEDRINI, ENVIADO ESPECIAL*
BARRETOS, SP – A 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (a 423 km de São Paulo) permaneceu quase dois dias sem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o alvará de funcionamento da prefeitura.
O evento ficou durante toda a quinta-feira (21) e parte da sexta (22) sem os documentos. A regularização ocorreu apenas à noite.
Segundo a assessoria de Os Independentes, associação que organiza o evento, o AVCB foi emitido após a organização promover algumas adequações no Parque do Peão, recinto em que ocorre a festa.
O Corpo de Bombeiros informou que as adequações estavam relacionadas a extintores, sinalizações e documentações.
Em nota enviada na tarde desta sexta, a corporação informou que estar com o AVCB em dia “significa que o local cumpre as exigências de proteção contra incêndio”.
O documento estava vencido desde o dia 7 de agosto.
Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o Ministério Público Estadual de Barretos e Os Independentes em novembro do ano passado estabelece que todo ano seja estipulado um limite máximo de público no estádio, onde acontecem os shows e as principais competições do rodeio.
O objetivo é garantir a segurança das pessoas dentro da arena.
O descumprimento de qualquer item inserido no TAC resultará em multa de 200 salários mínimos (R$ 144.800) por cláusula.
A organização da festa informou ainda que, com a concessão do AVCB, o alvará da prefeitura fica regularizado automaticamente.

* O jornalista se hospedou em Barretos a convite de Os Independentes