RIO DE JANEIRO, RJ – Advogado de Eike Batista, Sérgio Bermudes disse que o empresário foi “levado pelo corpo executivo, composto dos mais capacitados profissionais, alguns dos quais vieram da Petrobras”.
“Ele foi diligente o tempo todo, se esforçando para atrair investimentos e bons negócios para a OGX.”
Bermudes não disse a quem se referia. Paulo Mendonça e Reinaldo Belotti são alguns dos profissionais que Eike tirou da Petrobras.
Paulo de Tarso Guimarães e José Cavalcanti não quiseram comentar. A OGPar (ex-OGX) disse que nem a empresa nem Belotti falariam.
Marcelo Torres e Luiz Carneiro não responderam aos recados deixados. A Folha não conseguiu localizar Mendonça e Roberto Monteiro nos telefones disponíveis.
Se condenados pela CVM, os executivos podem ser desabilitados para atuar como administradores por 20 anos e levar multa de R$ 500 mil.
Se o Ministério Público investigar manipulação de mercado e a Justiça aceitar denúncia, a pena dos culpados pode chegar a reclusão por oito anos e multa.
Eike responde a outro processo na CVM por suspeita de negociar ações com informação privilegiada e manipulação.
Segundo a CVM, ele vendeu ações e fez postagens otimistas no Twitter sobre a OGX antes de a empresa divulgar a inviabilidade dos campos.
A Polícia Federal investiga o caso pois configura crime contra o mercado de capitais.