O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras, nesse sábado à noite, no Pacaembu, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa ficou dentro da zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 15 pontos. Pode ser ultrapassado neste domingo por Vitória e Bahia. Com isso, voltaria à lanterna da competição.

O Palmeiras era o lanterna antes dessa rodada e vinha de dez jogos sem vencer. Com o resultado, saltou para a 15ª posição, com 17 pontos.

A partida teve dez cartões amarelos e um vermelho. Foram 37 faltas (19 do Coritiba). Mas apenas 13 finalizações (oito do Palmeiras). Dessas 13, somente quatro foram certas (três do Palmeiras).

O Coritiba não tinha neste sábado Alex, Norberto, Dudu e Germano, todos vetados pelo departamento médico.

O primeiro tempo teve domínio do Palmeiras, que mostrava garra fora do comum e mais organização tática que o adversário. O time paulista fez 1 a 0 já aos 14 minutos. Marcelo Oliveira (ex-Atlético-PR) fez grande jogada e rolou para Juninho, livre na área, tocar no canto. O Coxa não conseguiu reagir. Errou 34% dos no primeiro tempo. A bola pouco passou pelo meio-campo.

Aos 47, o capitão Leandro Almeida cometeu falta por trás em Mouche e foi expulso direto – ele não tinha amarelo. O Coxa ficou com um jogador a menos. Para recompor a defesa, o técnico Celso Roth tirou o atacante Keirrison e colocou o zagueiro Luccas Claro.

Além da expulsão, o primeiro tempo teve 20 faltas (11 do Coritiba) e cinco amarelos (dois para o Palmeiras).

Ao apito final do primeiro tempo, Zé Love trocou empurrões com Henrique e uma confusão se armou no gramado.

Eles marcaram bem, marcaram forte e a gente teve dificuldades para sair, explicou o volante Helder, no intervalo.

Na volta do intervalo, Celso Roth tirou o meia Zé Rafael e colocou o meia-atacante Geraldo. O Coxa voltou no 4-4-1, com Robinho na meia-direita, Geraldo na meia-esquerda e dois volantes centralizados (Baraka e Helder). Com esse formato, o time passou a depender das jogadas pelas alas. E elas raramente funcionaram.

O Palmeiras não conseguiu repetir a força física excessiva que aplicou no primeiro tempo. Com isso, reduziu o ritmo, recuou e não conseguiu contra-atacar. O Coxa dominou o segundo tempo, mas não teve criatividade no meio e precisão nos momentos decisivos.

Aos 37, Geraldo saiu lesionado. Elber entrou. E ele teve a chance de empatar aos 38, quando ficou livre na área e chutou muito perto do gol. Foi a melhor oportunidade do Coritiba na partida.

PALMEIRAS 1 x 0 CORITIBA
Palmeiras: Fabio, Wendel (Gabriel Dias), Lúcio, Tobio e Juninho (Victor Luís); Marcelo Oliveira, Wesley, Allione, Leandro e Mouche (Mendieta); Henrique. Técnico: Gareca
Coritiba: Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Helder, Zé Rafael (Geraldo, depois Elber) e Robinho; Zé Love e Keirrison (Luccas Claro). Técnico: Celso Roth
Gols: Juninho (14-1º),
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Leandro, Wendel, Gabriel Dias (P). Baraka, Welinton, Robinho (C).
Árbitro:Marcos Andre Gomes da Penha (ES)
Público: 18.461 pagantes (20.522 total)
Renda: R$ 715.310,00
Local: Pacaembu, em São Paulo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Boa jogada do Palmeiras. Allione recebe na direita e solta a bomba. Vanderlei espalma.
14 – Gol do Palmeiras. Marcelo Oliveira faz grande jogada, passa por dois e rola para Juninho, livre na área, tocar no canto.
18 – Falta na esquerda. Robinho bate direto. Fabio pega no cantinho.
27 – Falta na direita. Wesley cryza. Lúcio, impedido, é derrubado na área. O árbitro marca pênalti. Depois, anula a marcação e anota impedimento.

Segundo tempo
2 – Falta na esquerda. Wesley cruza. Tobio desvia. A bola bate no travessão.
16 – Falta no meio-campo. Robinho lança para a área. Luccas Claro cabeceia ao lado do gol.
19 – Wesley tenta de fora da área. A bola vai ao lado do gol.
21 – Geraldo recebe lançamento na área, divide com Wendel, cai e pede pênalti. O árbitro não marca.
25 – Leandro recebe na área, gira e rola para Leandro, que toca para Henrique, na cara do gol. Ele chuta ao lado do gol e perde grande chance.
38 – Cruzamento da esquerda. A defesa corta mal. Elber fica livre e chuta para fora. A bola passa muito perto, ao lado do gol.
46 – Leandro chuta da entrada da área. Vanderlei segura.