Para resolver a demora no atendimento de médicos especialistas, o governador Beto Richa (PSDB) promete a construção de mais 11 Centros de Especialidades e ressalta que 12 já estão em implantação. Ele pretende implantar a residência médica em medicina de família e a residência multiprofissional. Temos Centros de especialidades já implantados em Toledo, Pato Branco, Cornélio Procópio (construídos e sendo equipados); Francisco Beltrão, Apucarana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Cianorte e Jacarezinho (em construção). Nos próximos quatro anos serão mais dois na Região Metropolitana de Curitiba, Irati, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba e Ivaiporã., ressalta.
Já o candidato do PMDB, senador Roberto Requião baseia seu programa nas ações realizadas quando ele era governador, entre 2003 e 2010 e aproveita para atacar a gestão atual. Vamos reativar a rede de 44 hospitais regionais que construímos e o atual governo abandonou, começando por concluir obras que estão inacabadas, equipar e contratar pessoal para o pleno funcionamento dessas unidades, afirma.
Em complemento a essa iniciativa, o candidato do PMDB promete a construção de hospitais regionais para atendimentos de alta complexidade, também sem dizer quantos ou apresentar projetos orçamentários. A novidade é a proposta de criação do Sistema Integrado da Rede Hospitalar. São seis polos estaduais de alta complexidade, para atender às macro regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava, projeta.
A candidata do PT, Gleisi Hoffmann usa os nomes de peso herdados do governo federal para batizar seus programas, mas as promessas carecem de números e projeções. Existem propostas para formar médicos brasileiros que preencham vagas ociosas e vamos implementar o Mais Médicos Especialistas. Acabar com as filas de espera por consultas com médicos especialistas. Em complemento ao programa federal Mais Médicos, que privilegia o atendimento básico, vamos contratar profissionais e serviços junto às clínicas médicas, oferecendo atendimento com prioridade para a ginecologia, a pediatria, a geriatria, a oncologia e cardiologia, garante. Outro projeto é chamado Exame na Hora Certa para acabar com as filas de espera por exames clínicos e de laboratório. Vamos contratar pessoal e equipar Hospitais Regionais e consórcios municipais de saúde; o Diagnóstico em tempo real que vai conectar em rede as unidades básicas de saúde nos municípios com os serviços especializados de referência, fazendo a análise de exames e seu diagnóstico à distância em tempo real, afirma sem quantificar.