A indústria brasileira oferece boas oportunidades para quem está escolhendo ou pretende mudar de profissão. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lança o guia Escolha Profissões da Indústria. A cartilha será distribuída gratuitamente durante a Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorre entre 3 e 6 de setembro, no Expominas,  em Belo Horizonte.
A publicação, que também poderá ser baixada gratuitamente no Portal da Indústria, mostra as principais atividades de 48 profissões técnicas da indústria divididas em seis áreas: tecnologias de manufatura e engenharias; construção e edificações; moda e criatividade; tecnologias da informação e comunicação; serviços e transporte e logística.
Destaca ainda as competências técnicas e os talentos pessoais exigidos pelo mercado de trabalho, os segmentos e as empresas que mais demandam a profissão e a remuneração inicial média oferecida pelo mercado de trabalho. Há também depoimentos de profissionais das áreas, que falam sobre os desafios e as oportunidades oferecidos pela carreira escolhida.
Além disso, a cartilha aponta os cursos do Senai que formam para as diversas profissões da indústria. Levantamento feito entre 2010 e 2012 com profissionais formados no SENAI mostra que, um ano depois de obterem o diploma, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar sua renda em 24%.