SÃO PAULO, SP – O Instagram, rede social fotográfica que pertence ao Facebook, lançou nesta terça-feira (26) o aplicativo Hyperlapse para iOS, que permite aos usuários de iPad ou de iPhone gravar vídeos e acelerá-los posteriormente para criar o efeito conhecido como “timelapse”.

Não é preciso de conta em algum dos sites para usar o app, que é gratuito. Não há planos para uma versão com Android, já que o sistema operacional do Google é “tecnologicamente incompatível”, ao menos por enquanto, segundo a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil.

A ideia de criar um novo app, segundo a empresa, é permitir que o usuário (ao menos o dono de iPhone) possa usar essa função sem que o aplicativo principal do Instagram fosse alterado, o que afetaria sua simplicidade. A duração máxima dos clipes compartilhados no Instagram segue de 15 segundos, mesmo para os criados com o Hyperlapse.

Não há limite para compartilhamento em outras plataformas, como o Facebook, além da própria capacidade de armazenamento do dispositivo. A aceleração do vídeo pode ser feita numa taxa de entre uma vez e 12 vezes (no último caso, um momento com duração real de um minuto teria como resultado um “timelapse” de cinco segundos, por exemplo).

O vídeo final também é estabilizado para corrigir tremeliques. A empresa lançou uma página de ajuda, com versão em português, para explicar o Hyperlapse. “Queremos tornar ferramentas profissionais acessíveis para qualquer pessoa”, disse Camila Fusco, porta-voz do Facebook no Brasil.

“Usuários do Instagram agora poderão contar uma história resumidamente.” O Hyperlapse nasceu da iniciativa de um dos engenheiros do Instagram como um projeto paralelo que foi apresentado internamente no começo deste ano, diz a empresa.