O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina e a Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra denunciaram à Justiça 39 pessoas envolvidas na Operação Sucupira, que foi deflagrada no último dia 6 de agosto na região do Norte Pioneiro paranaense. A operação foi realizada após investigação para apurar desvios de recursos públicos na prefeitura municipal de São Jerônimo da Serra.

De acordo com a denúncia, a organização criminosa agia desde a posse do prefeito municipal de São Jerônimo da Serra (que não é parte nesta acusação, mas deve ser denunciado, posteriormente, perante o Tribunal de Justiça, dada a prerrogativa de foro), em 1º de janeiro de 2013, até meados de agosto deste ano.

Entre os acusados estão os dois filhos e a esposa do prefeito municipal, que ocuparam, durante o período investigado, cargos na prefeitura; o então chefe de gabinete e de relações institucionais; o responsável, à época, pela tesouraria e pelas finanças; e outros servidores municipais, empresários e agentes públicos que, juntos, se uniram com a finalidade de contratar, de forma fraudulenta, empresas para promover o desvio de recursos públicos do Município. 

No total, foram descritos 73 fatos criminosos praticados pelo grupo contra a Administração Pública, em datas diversas. A denúncia envolve os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e organização criminosa. 

Esquema

Na denúncia, o MP-PR aponta que, sob o comando do prefeito municipal, a organização criminosa agia direcionando procedimentos licitatórios para empresários previamente escolhidos, que favoreciam a concretização dos desvios de insumos e serviços. Além disso, o grupo também realizava o abastecimento de carros particulares e de terceiros com recursos que deveriam ser utilizados para o abastecimento da frota municipal, entre outros crimes apontados na denúncia.

Seis das 39 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná continuam presas desde que a Operação Sucupira foi deflagrada, no início do mês.