As comunidades indígenas do Paraná elaboraram um documento com as demandas dos 15 mil índios – das etnias Kaingang, Guarani e Xetás – e que vivem em 56 terras indígenas, localizadas em 30 municípios. Entre as politicas fundamentais para a gestão 2015-2018 estão ações na área ambiental. Os índios pedem programas de coleta seletiva de lixo nas comunidades, a recuperação da mata ciliar e das nascentes existentes, a garantia de permanência da vaga criada para um representante indígena no Conselho Estadual do Meio Ambiente e o apoio da Sanepar e do Instituto de Águas para programas de saneamento ambiental nas comunidades. Também é prioridade para os índios a obrigatoriedade no repasse dos recursos do ICMS Ecológico – por parte dos municípios – para as áreas indígenas que garantem o recebimento do imposto por Lei.

Nova espécie de serpente é descoberta em MG
Uma nova espécie de serpente foi descoberta na Serra do Espinhaço, no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais e só agora foi anunciada. O estudo que descobriu o novo réptil foi realizado por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Repteis e Anfíbios (RAN-ICMBio), com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. De tamanho pequeno, com aproximadamente 30 centímetros, a nova espécie possui cauda curta e uma coloração avermelhada, com estrias escuras. Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia, o Brasil possui 1.815 espécies de répteis e anfíbios.

Diversidade biológica
A nova espécie de serpente foi encontrada embaixo de rochas e cupinzeiros. Com extensão de mais de mil quilômetros a partir do sul de Minas Gerais até o norte da Bahia, a Serra apresenta áreas de três biomas brasileiros: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, ambientes que abrigam grande diversidade biológica e estão entre os mais ameaçados do Brasil. Toda essa região também tem alta taxa de endemismo de espécies, ou seja, animais e plantas que ocorrem exclusivamente na Serra do Espinhaço.

Genes podem ajudar a salvar araucária da extinção
Falando em diversidade, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) também acabaram de fazer uma descoberta, mas relacionada a flora. Eles identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da Araucária Angustifolia – árvore símbolo do Paraná. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção e de estratégias de conservação, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Os mais de 24 mil genes identificados permitirão entender e descrever o comportamento do metabolismo da árvore durante a formação do embrião.

Ameaça
De acordo com levantamento da IUCN, a araucária já perdeu 97% de sua área original, o que compromete drasticamente sua variabilidade genética e a coloca em risco de extinção. A cobertura dessas árvores correspondia a cerca de 40% da floresta ombrófila mista, um dos tipos de floresta que compõem o bioma da Mata Atlântica.

Ecodesign Social
O Shopping Mueller lançou seu novo projeto de sustentabilidade, na última semana, em Curitiba, o Ecodesign Social. A iniciativa irá beneficiar uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), com o pilar principal a sustentabilidade. A entidade terá a sua infraestrutura renovada e aprimorada. O trabalho será realizado por nove escritórios de arquitetura, que atuarão na restauração dos ambientes que compõem a residência da FAS – de 280 metros quadrados. Todas as etapas serão documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, em janeiro de 2015.

Máquina produz água a partir do ar
Será lançada em São Paulo, durante a Expo Arquitetura Sustentável, que acontece entre os dias 26 a 28 de agosto, uma máquina que através do processo de condensação, é capaz de transformar a umidade da atmosfera em água potável. Segundo informações da empresa responsável por trazer a tecnologia para o Brasil, a Ecomart, o sistema é ideal para áreas que enfrentam problemas com o fornecimento de água. A máquina necessita apenas de eletricidade para gerar água potável fria ou quente, em temperatura que vai até 80ºC.

Cantor lança jeans feitos com lixo do oceano
O cantor norte-americano Pharrell Williams irá lançar no próximo mês de setembro uma coleção feita com plástico retirado do oceano. Dono de uma marca de roupas Williams uniu esforços com a marca Bionic Yarn que, após anos de pesquisa, chegou a uma tecnologia que deixou o tecido tão resistente quanto os tradicionais. A coleção de jeans feito com plástico colabora com a retirada de nove toneladas de resíduos dos oceanos.