O pedido de resposta feito pelo governador Beto Richa, candidato à reeleição, contra o senador Roberto Requião (PMDB) foi mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Requião foi condenado a conceder resposta à Richa nas páginas do peemedebista com esclarecimentos sobre a relação do governador com empresas de pedágio. O relator do processo, juiz Leonardo Castanho Mendes, determinou que Requião veículo nas páginas da campanha e nas redes sociais a resposta pelo dobro de tempo que ficaram expostas acusações de que o Estado do Paraná desistiu de ações judiciais movidas contra concessionárias.

Óbvio
Sabidamente inverídica, tendo em vista que as ações a que se refere o representado Roberto Requião foram movidas contra o Estado, o qual, como réu, obviamente não poderia apresentar desistência, afirma o relatório do juiz. A representação tem como alvo o vídeo pedágio, nós temos lado e o nosso lado é o do povo, publicado por Requião, que faz críticas à postura à política tarifária do pedágio nas rodovias do Paraná afirmando que Richa, na qualidade de governador, desistiu de ações judiciais movidas contra as concessionárias, para beneficiar as concessionárias de pedágio.

Discurso
Uma empresa de consultoria especializada em Língua Portuguesa vai analisar os discursos dos candidatos no Debate da TV Band amanhã à noite. Os consultores vão pontuar os erros e as características das falas dos candidatos e todas as observações são postadas simultaneamente no Twitter e no Facebook. Entre as principais características, estão os chavões e palavras vazias entre as frases para possibilitar a fuga de determinado tema. As observações dos consultores durante o debate vão estar disponíveis durante e depois do debate no perfil do Twitter (@todaletra_), no Facebook, e na página da consultoria na internet (todaletra.com.br).

Data Vox em campo
O Instituto Data Vox Brasil registrou, no último dia 21, nova pesquisa sobre a eleição para o governo do Estado. O número do registro é PR-00026/2014 e a divulgação está liberada a partir de hoje. O levantamento tem abrangência estadual, e está sendo bancado pelo próprio instituto, pelo valor de R$ 49.500,00, com 1.536 entrevistados. O período de coleta é de 22 a 27 de agosto. Um detalhe chama a atenção: o questionário prevê simulação de intenção de voto no segundo turno, coisa que nem Datafolha, nem Ibope fizeram.

Recesso branco
Depois de adotar a semana de trabalho de dois dias por conta da campanha eleitoral, os deputados estaduais realizaram ontem duas sessões de votação consecutivas, que duraram, juntas, menos de duas horas. Dos 26 projetos aprovados, a maioria se refere a concessão de títulos de utilidade pública para entidades assistenciais. Para agilizar ainda mais, dez projetos foram votados em bloco, ou seja, com uma única votação. A sessão começou com 19 dos 54 parlamentares presentes, e terminou com 38 em plenário. Agora, os parlamentares só retomam as votações na próxima segunda-feira.

Sucupira
Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Londrina (norte) e a Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra denunciaram à Justiça 39 pessoas por desvios de recursos públicos. A organização criminosa agia desde a posse do atual prefeito do município do Norte do Paraná. Os acusados estão envolvidos na Operação Sucupira – deflagrada no último dia 6 de agosto na região.

Família
O prefeito de São Jerônimo da Serra, em função do mandato e foro privilegiado, não é parte nesta acusação, mas deve ser denunciado depois ao Tribunal de Justiça. Entre os acusados estão os dois filhos e a esposa do prefeito municipal, que ocuparam, durante o período investigado, cargos na prefeitura; o então chefe de gabinete e de relações institucionais. No total, foram descritos 73 fatos criminosos praticados pelo grupo contra a Administração Pública, em datas diversas. A denúncia envolve os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e organização criminosa.

Rebelião
O líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, afirmou ontem que o governo do Estado foi alertado para os problemas no sistema penitenciário do Estado. Para Veneri, rebeliões como a que ocorreram esta semana na Penitenciária Estadual de Cascavel, que terminou com cinco pessoas mortas e quinze feridas, têm como uma das causas a superlotação do sistema. O petista lembrou que nos últimos três anos e oito meses, não foi construída uma única penitenciária no Paraná.

Em alta
A estudante de design de moda Jéssyca Ghirardi, de Mandaguari, conquistou o primeiro lugar da 6ª edição do concurso MODA INCLUSIVA, realizada na Feira + Fórum Reabilitação, em São Paulo. O concurso premia as melhores propostas de para facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência.

Em baixa
A ECONOMIA RUSSA está próxima da recessão, de não registrar crescimento na primeira metade do ano, disse ontem o Ministério da Economia do país. e as previsões de crescimento para 2015 podem baixar de 2% para 1%. O conflito com a Ucrânia favorece a situação.