Marquinhos Santos reestreia hoje no comando do Coritiba. O confronto com o Flamengo será às 22 horas, no Couto Pereira, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Marquinhos foi o último treinador da era de estabilidade do clube.

Entre 2009 e 2013, o Coxa teve apenas três treinadores. Todos tiveram pelo menos 12 meses para mostrar serviço – algo raríssimo no instável futebol brasileiro. Ney Franco ficou um ano e quatro meses, entre 2009 e 2010. Depois, de 2011 a 2012, Marcelo Oliveira dirigiu a equipe. Marquinhos ficou 12 meses entre 2012 e 2013. Depois da saída dele, o clube viveu um período de grande turbulência, com Péricles Chamusca, o interino Tcheco, Dado Cavalcanti e Celso Roth.
Marquinhos Santos estreia hoje tentando devolver essa tranquilidade ao time, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Pela Copa do Brasil, hoje, o treinador já testará uma séria de mudanças na equipe. Amanhã (hoje) vamos procurar fazer um bom jogo, fazer o Coritiba jogar, jogar um futebol mais solto, com qualidade e trazer um resultado positivo, que muda todo o astral. O momento não está tão positivo, em razão de resultado, mas o que eu encontrei no clube, por parte de jogadores e diretoria, foi um ambiente tranquilo no sentido de confiança no trabalho e que todos, na união, possa tirar dentro do Brasileiro a situação onde se encontra, afirmou.
Titulares não serão poupados hoje. Não vamos abrir mão da Copa do Brasil, avisou Marquinhos. E o time terá mudanças hoje. Recuperados de lesões, o meia Dudu e lateral-direito Norberto voltam ao time. O lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Gil e o meia Martinuccio ganham chance no time titular. Alex segue fora, devido a lesão muscular. O zagueiro Welinton não pode jogar devido a cláusula contratual – ele pertence ao Flamengo.
Com as mudanças, perderam lugar na equipe o lateral-direito Reginaldo, o lateral-esquerdo Dener, o volante Baraka, o meia Zé Rafael e o atacante Keirrison.
O meia Rosinei teve seu contrato registrado no BID ontem e, com isso, está apto a estrear pelo Coritiba. No entanto, ele não foi relacionado pelo treinador para o jogo de hoje.
Marquinhos pediu apoio da torcida. É muito importante que o torcedor faça a diferença assim como fez em 2012. Peço que a torcida tenha paciência e não deixe de apoiar.

Em Curitiba
Coritiba: Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Gil, Robinho e Dudu; Martinuccio e Zé Love. Técnico: Marquinhos Santos

Flamengo: Paulo Victor; Marcelo, Chicão e Samir; Luiz Antonio, Cáceres, Marcio Araújo e Mugni; Everton, Gabriel e Eduardo da Silva. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Local: Couto Pereira, hoje, às 22 horas

No Couto

Contrato
O técnico Marquinhos Santos contou que assinou contrato com o Coritiba válido até 31 de dezembro de 2014. E contou que recusou ofertas de outras equipes em melhor posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Mas o Coritiba, para mim, não foi um convite. Foi uma convocação, disse.

Alex
Marquinhos Santos afirmou que não conversou com o craque Alex antes de acertar contrato com o Coritiba. Não houve essa conversa, disse. E disse que foi bem recebido no clube por todos. Essa receptividade foi de todos os jogadores e funcionários, não só do Alex, comentou.