A tarde desta terça-feira (26) foi animada e de aprendizado sobre os meios de comunicação para um grupo de 14 estudantes da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Sítio Cercado. Eles gravaram na rádio da Prefeitura de Curitiba a versão piloto do Projeto Radioescola, que está sendo reformulado e em breve levará ao ar, pela internet, o programa nomeado Jovens Atualidades, produzido pelos estudantes das turmas de 6.º ao 9.º ano da escola.

O projeto Radioescola é realizado há sete anos na Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, com a parceria da Secretaria Municipal da Comunicação Social. A proposta está sendo reformulada com a contribuição de ideias dos estudantesque apresentaram sugestões durante este mês de agosto. O projeto Radioescola acontece por adesão nas escolas municipais desde 2007, com estudantes do período do contraturno.

Para a edição piloto, a escola sugeriu como tema o uso das tecnologias e as relações humanas. Além da produção de material, os estudantes participaram da elaboração de um roteiro, seguido durante toda a gravação. É uma oportunidade única para essas crianças que fazem gravações tal qual acontecem nas rádios. Com essa experiência temos como foco o embasamento pedagógico aliado ao trabalho com a educomunicação nas escolas, disse a gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal da Educação, Fabrícia Gomes.

A estudante, Andrielli Lima tem 13 anos e entrevistou a psicóloga e diretora adjunta de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde, Luciana Savaris. A psicóloga participou como convidada especial e falou, em entrevista por telefone, sobre como as redes sociais podem influenciar nas amizades. Eu me interessei em participar do projeto por ser um pouco tímida. Agora acho que aprendo muito quando conheço sobre a opinião de cada um, cada vez que faço uma entrevista, disse Andrielli.

O programa teve a produção dos estudantes, que coletaram informações e materiais para produção dos áudios. Todo suporte técnico foi feito pelos profissionais da Rádio Prefeitura. Estamos preparando nossos alunos para um desenvolvimento global a partir de um trabalho como este. Eles estão aprendendo a interagir socialmente e a lidar com o improviso, utilizando as tecnologias a favor deles, disse a professora responsável pelo grupo do CAIC Bairro Novo, Doralice Caldas.

Também participa do projeto a Escola Municipal Anita Merhy Gaertner e a há previsão de que outras escolas sejam integradas.