RIBEIRÃO PRETO, SP – A Prefeitura de São Joaquim da Barra (a 382 km de São Paulo) adotou nesta quarta-feira (27) o racionamento de água.
O município –que tem 49 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)– ficará sem abastecimento diário das 12h às 16h30.
A captação no córrego São Joaquim, que é responsável por 66% do abastecimento da cidade, está 30% menor do que o normal para o período.
De acordo com Roberto de Figueiredo Badoco, diretor do SAE (Serviço de Água e Esgoto), a captação no córrego para esta época é de cerca de 840 mil litros de água por hora.
Na terça-feira (26), a captação foi de 580 mil litros e, nesta quarta, caiu para 560 mil litros.
“Por dia, nossa captação cai 20 mil litros. Estamos muito assustados com essa situação, que nunca tinha chegado a esse ponto na cidade. Já enfrentamos outras estiagens, mas nenhuma tão severa como essa”, disse o diretor.
Ainda segundo Badoco, se não chover e o nível do córrego não aumentar nos próximos dez dias, o município poderá decretar estado de calamidade pública e ampliar o racionamento.
“O córrego está com o nível muito baixo e se a vazão dele continuar caindo, como tem acontecido, vamos ter que cortar o abastecimento por mais tempo”, disse Badoco.
ESTIAGEM
Ao menos três cidades da região de Ribeirão Preto tiveram que ampliar o racionamento de água após o aumento do consumo e o prolongamento da estiagem.
Casa Branca (229 km de São Paulo), Tambaú (255 km de São Paulo) e Bebedouro (381 km de São Paulo) ampliaram o horário e a abrangência de casas sem água nesta semana.