Depois de quase dois meses de campanha, finalmente os candidatos ao governo do Estado se encontraram frente a frente para um debate na televisão, nesta quinta (28) à noite, na Band TV, em um confronto que deve dar o tom da disputa daqui para frente. E a pergunta que vai abrir o encontro será do senador Roberto Requião (PMDB) ao governador, candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB). Como Richa é o atual titular do Palácio Iguaçu e lidera em todas as pesquisas divulgadas desde o início da campanha, deve ser o alvo principal dos demais concorrentes. Até porque o formato do debate será de perguntas com tema livre entre os candidatos, sem interferência de jornalistas. 

Antes do início do processo eleitoral, era esperada a polarização entre Gleisi Hoffmann (PT) e o candidato tucano, mas com a entrada de Requião mudou o jogo e agora Richa enfrenta o peemedebista como principal adversário, segundo colocado nas pesquisas. Os três candidatos reservaram todo o dia de hoje para se preparar para o encontro.
Esperando um bombardeio, o candidato tucano está preparado para responder qualquer pergunta, segundo o coordenador da campanha do PSDB, deputado federal Eduardo Sciarra (PSD). Ele está preparado e vai ao debate para esclarecer tudo o que será perguntado, claro, que ele vai se colocar como governador, candidato à reeleição, e sabe que serão muitos questionamentos, afirma Sciarra.
Entre os contra-ataques que Richa deve levar ao debate estão a cobrança de recursos do governo federal, representado pela ex-ministra Gleisi, e o caos em que herdou o Estado depois da gestão de Requião. Já os adversários de Richa devem usar os problemas financeiros do Estado, o descumprimento do investimento mínimo em saúde e, impulsionada pela rebelião do início da semana em Cascavel, a crise do sistema penitenciário do Paraná.
Sem marqueteiro – O coordenador da campanha de Requião, o ex-deputado Hermas Brandão (PSB) não arrisca expor a conduta do candidato no debate. O marqueteiro é ele mesmo, vocês sabem disso; pode contratar 10 que ele derruba os 10, brinca. A postura do senador na internet e no programa eleitoral tem sido de ataques direcionados ao candidato à reeleição. Brandão garante que Requião está preparado e vai aproveitar o tempo para expor os problemas do Estado, já que tem menos tempo e dinheiro do que os outros dois principais candidatos ao governo. Ele tem bastante experiência e está tranquilo para fazer o que ele sabe fazer melhor, ressalta.
Perfil — Questionada sobre como seria a postura no debate, a assessoria de Glesi avaliou que muitos eleitores já definiram o voto considerando o histórico e a atuação dos candidatos na vida pública. Para os indecisos, o debate é uma boa oportunidade de conhecer melhor o perfil de cada um e avaliar a forma de governo proposta pelos partidos. Vou me concentrar na apresentação das propostas da nossa coligação para o crescimento do estado, de forma positiva e fundamentada na verdade. Espero que todos os participantes tenham a mesma postura para que possamos realizar um debate produtivo e transparente à população paranaense, ameniza. Entre todas os depoimentos dos candidatos, o de Gleisi foi o mais morno. Um debate propositivo, sem ofensas, no qual possamos apresentar as nossas propostas de forma clara e objetiva é sinônimo de respeito aos eleitores, ameniza.