Depois de retomar na Justiça a posse da sede do Diretório Estadual do PMDB em Curitiba, o candidato do partido ao governo, Roberto Requião, mandou demitir os oito funcionários que trabalham no local. Segundo o grupo dissidente — que foi desalojado do comando da legenda —, entre os demitidos estaria até a zeladora responsável pela limpeza do local. Doático Santos, secretário-geral do PMDB de Curitiba, ainda acusa Requião de arrombar a sala ocupada pelo diretório municipal na sede estadual.

Fogo amigo
Arrombaram a porta e sumiram com tudo, documentos, atas, livros. É uma atitude fascista, disse o secretário-geral do PMDB da Capital, Doático Santos, que integra a ala dissidente contrária à candidatura de Requião. Entre os demitidos há gente que inclusive trabalhou pela escolha dele (Requião) como candidato do partido, disse o ex-governador Orlando Pessuti, que foi destituído do cargo de secretário-geral do PMDB paranaese. Requião quer tomar conta do fundo partidário, usá-lo na campanha e comprometer as finanças do partido, acusa Doático.

Palanque
Um dia depois do Ibope apontar Marina Silva (PSB) dez pontos à frente de Aécio Neves (PSDB) nas intenções de voto para presidente, e com possibilidades de vitória contra Dilma Rousseff (PT) na simulação de segundo turno, o candidato do PTC ao governo do Estado, Tulio Bandeira, anunciou ontem a decisão de oferecer palanque para ela no Paraná. A pedido do meu partido e dos meus correligionários, e da população por onde tenho andado, declaro apoio direto e disponibilizo o meu palanque eleitoral aqui no Paraná, para a candidata a presidente Marina (Silva), disse Bandeira, em entrevista à Rádio RB2 de Curitiba. Eu já me identificava muito com o Eduardo. Estive com ele há cerca de 60 dias em Cascavel, onde vi que o objetivo dele era o mesmo que o meu, argumentou.

Sem resposta
O pedido de resposta do candidato ao governo Roberto Requião (PMDB) contra a rádio BandNews FM foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Requião contestava um comentário do apresentador do jornal matutino da rádio, Ricardo Boechat, sobre o uso de estrutura da Polícia Militar para abrigar 88 cavalos do então governador do Paraná, entre 2003 e 2009. Boachet disse que Requião teria se apropriado de patrimônio público para custear o tratamento e criação de cavalos na Granja Canguiri, utilizando, inclusive, uma sonoplastia que simula som de vômito ao pronunciar o nome do candidato. Os desembargadores de TRE-PR negaram por unanimidade o pedido de resposta. Para o relator, juiz Lourival Pedro Chemim, as críticas jornalísticas não extrapolaram a esfera da liberdade de imprensa. Não há, no caso em comento, desequilíbrio eleitoral passível de ensejar o direito de resposta pleiteado. Não houve ofensa grave à honra do candidato representante, apesar da existência de linha tênue entre a ofensa e a crítica ácida e jocosa.

Outdoor
A candidata ao governo do Paraná Gleisi Hoffmann (PT), o vice na chapa, Haroldo Ferreira (PDT), e a Coligação Paraná Olhando pra Frente foram multados em R$ 5 mil cada, pelo uso de um outdoor para propaganda irregular na entrada do restaurante Madalosso, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. A decisão de ontem à tarde do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná apontou que, ao usar um outdoor luminoso para propaganda política em frente a um restaurante, no horário de almoço no dia 16 de agosto, Gleisi infringiu duas leis eleitorais. O uso de outdoor é ilegal durante o período eleitoral.  A reprodução da imagem da candidata com o seu nome e número de urna resulta em clara propaganda e divulgação da candidatura da representada, afirmou o juiz Leonardo Castanho Mendes.

Helicópteros
O juiz auxiliar Leonardo Castanho Mendes acatou pedido da coligação da candidata do PT ao governo, senadora Gleisi Hoffmann, e proibiu o governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), de usar imagens capturadas no interior de instalações públicas em sua propaganda eleitoral. A multa é de R$ 20 mil por veiculação. A ação tem como base propaganda no qual o governador aparece no hangar de helicópteros da Polícia Militar para falar do serviço médico de emergência implantando em sua administração.

Acesso
Para o juiz, a propaganda da coligação mostra o candidato à reeleição em várias cenas gravadas no hangar destinado ao estacionamento de aeronaves a serviço da Polícia Militar, o que segundo a decisão, fere o disposto no art. 86 da Resolução 23.404 do TSE, em que se veda o uso de serviço público em favor de candidatura. Não se tratando de local de acesso irrestrito, inclusive por questões óbvias de segurança, é evidente que a eles o Governador teve acesso em razão das funções por ele desempenhadas.

Em alta
Começaram nesta semana os testes com o primeiro AVIÃO ELÉTRICO tripulado da América Latina. Os testes são feitos por técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico, da Itaipu Binacional, e da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP).

Em baixa
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou ontem pedido do ex-deputado federal ROBERTO JEFFERSON para cumprir prisão domiciliar. Jefferson foi condenado a sete anos prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão.