Além da falta de compradores de livros, outro problema tem afligido o mercado editorial: o excesso de publicações. O diagnóstico dos editores brasileiros é que estão sendo produzidos livros demais, mas com qualidade de menos. Com isso, as editoras e distribuidoras acabam com galpões abarrotados a custos elevados. Há livros demais, leitores de menos, e há também editoras demais e livrarias de menos, ainda mais com a autopublicação, que a cada dia cresce mais, afirma Ednílson Xavier.
Então, é uma verdadeira guerra. As editoras e distribuidoras estão abarrotadas de livros e não sabem onde colocar todo o material. Por isso você tem visto em algumas feiras livros a partir de R$ 3,00, verdadeiros saldões. Mas isso acaba sendo uma aparência, porque são livros que muitas vezes ficaram parados em estoques, são livros que não tem uma boa vendagem, o que é um sinal de que não têm apelo do público, explica.
Segundo Marcos Monti, apenas cerca de 10% dos livros publicados anualmente realmente fazem a diferença nas vendas das lojas físicas e virtuais. O restante geralmente vai para as prateleiras, fica no acervo ou nas bibliotecas, pois as vendas são muito pequenas. Hoje em dia, a publicação de um livro é muito fácil de ser feita, aponta.