SÃO PAULO, SP – A agência de notícias Reuters informou nesta quarta-feira (27) que a estatal PDVSA planeja importar petróleo pela primeira vez na história da Venezuela, o país com as maiores reservas da commodity no mundo.
Segundo documento interno da PDVSA obtido pela agência, a empresa importaria óleo cru leve da Argélia para diluir o petróleo pesado extraído na Faixa Petrolífera Hugo Chávez, na região do rio Orinoco, a maior região produtora do país.
A operação é feita para tornar exportável o produto mais pesado. No início do ano, o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez, havia cogitado que o país poderia importar óleo leve em última instância para fazer o processo.
Além do petróleo cru, a Venezuela ainda importa nafta, um dos aditivos para fazer a gasolina, que não é reajustada há mais de dez anos. O país fechou a compra de 500 mil barris do produto, a serem entregues entre setembro e novembro.
Porém, o governo venezuelano tem apostado em compras a preço de mercado, com valores mais altos que em um contrato fechado, prejudicando ainda mais o controle cambial e o caixa da estatal, principal fonte de renda do país.