Na reestreia do técnico Marquinhos Santos, o Coritiba venceu o Flamengo por 3 a 0, nesta quarta-feira (27) à noite, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. A partida, no Couto Pereira, foi a primeira da disputa por uma vaga nas quartas-de-final. O jogo de volta está marcado para o dia 3 de setembo, a quarta-feira da próxima semana, no Maracanã (Rio de Janeiro).

Para avançar às quartas, o Coritiba precisa de uma vitória, um empate ou até uma derrota, desde que por no máximo três gols de diferença e que o time paranaense marque ao menos um gol. Uma derrota por quatro ou mais gols significa a eliminação do time paranaense. Se o Flamengo devolver o placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

Quando assumiu o Coritiba em 2012, Marquinhos estreou exatamente contra o Flamengo – e venceu pelos mesmos 3 a 0 vistos nesta quarta-feira. Recentemente, contudo, o adversário foi algoz da equipe paranaense. Há duas semanas, pelo Brasileirão, o time carioca venceu por 1 a 0, em pleno Couto Pereira, e o resultado pesou para a demissão do antecessor de Marquinhos, Celso Roth, que caiu uma semana depois.

Antes do jogo de volta pela Copa do Brasil, o Coritiba volta as atenções para o Brasileirão. Neste domingo (21), recebe o Atlético-MG no Couto Pereira A expectativa é que o meia Alex,m que se recupera de lesão muscular, esteja de volta ao time.

Jogo

Em relação aos tempos de Celso Roth, o Coritiba tinha cinco mudanças de peças – as entradas do meia Dudu e do lateral-direito Norberto, recuperados de lesão, e do lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Gil e o meia argentino Martinuccio, por opção do novo treinador. E tinha um novo desenho tático, um 4-2-3-1 com Martinuccio como atacante mais avançado. Zé Eduardo e Dudu faziam as funções de meias-pontas. Enquanto isso, o Flamengo começou no 3-4-3.

Com essa formação, o Coritiba conseguiu adiantar a marcação para o campo do adversário. Até tentava jogadas pelas pontas e cruzamentos, mas sem acertá-los. Os passes rápidos na beira da área também não funcionavam. Assim, o time só levou algum perigo em dois chutes de fora da área. Isso até os 37 minutos, quando o time da casa criou quatro chances de gol num intervalo de quatro minutos. Na melhor delas, Zé Eduardo acertou o travessão. Apesar ma maior possede bola (53%) e das seis finalizações (contra uma do adversário), o anfitrião não chegou ao gol. Criamos várias chances, mas precisa fazer o gol, disse o meia Robinho.

Na etapa final, o Coritiba manteve o maior volume de jogo. Não corria riscos na defesa. Mas pecava na finalização. Aos 10 minutos, Marquinhos Santos trocou o centroavante improvisado Martinuccio por Elber – e Dudu passou a ser o homem de área. Não por fruto dessa substituição, o time da casa abriu o placar aos 16 minutos. Robinho cobrou escanteio e Leandro Almeida cabeceou para dentro.

Mesmo com a vantagem, o time de Marquinhos Santos não mudou de postura. Só que não conseguia mais finalizar. Porém, aos 28 minutos o Flamengo resolveu o problema, ao marcar um gol contra, com Luiz Antônio, apos cruzamento rasteiro de Robinho.

Esse gol mudou o panorama do jogo. Para tentar minimizar a desvantagem, o Flamengo foi para cima e criou duas chances de relativo perigo. Após os dois sustos, o Coritiba assentou e retomou o domínio. No fim, Élber sofreu pênalti de Marcelo e Zé Eduardo converteu, anotando 3 a 0. O time coxa-branca terminou o jogo com 53% de posse de bola, 14 finalizações (7 no gol) comntra 3 do adversário (todas para fora) e um placar de 3 a 0 que coroou a (re)estreia de Marquinhos Santos. 

 

Coritiba 3 x 0 Flamengo
Coritiba: Vanderlei; Norberto (Reginaldo), Luccas Claro, Leandro Almeida (Bonfim) e Carlinhos; Helder, Gil e Robinho; Dudu, Martinuccio (Elber) e Zé Love. Técnico: Marquinhos Santos
Flamengo: Paulo Victor; Marcelo, Chicão e Samir; Luiz Antonio, Amaral, Marcio Araújo (Paulinho) e Lucas Mugni (Canteros); Nixon (Gabriel), Eduardo da Silva e Everton. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Leandro Almeida (16-2º), Luiz Antônio (contra, 25-2º), Zé Eduardo (44-2º)
Cartões amarelos: Luiz Antônio, Elber, Marcelo
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Renda: R$ 182.420
Público: 8.695 (pagante), 10.798 (total)
Local: Couto Pereira, quarta-feira

 

Lances do jogo
Primeiro tempo
3 – Helder recebe de Gil e arisca de fora da área. A bola sai rente à trave esquerda
9 – Everton recebe lançamento de Chicão pela ponta-esquerda e chuta. A bola vai na rede do lado de fora
10 – Dudu recebe de Gil e bate de fora da área. Paulo Victor espalma no ângulo esquerdo
13 – Norberto entra na párea a dribles e cai em disouta com Chicão. O árbitro manda o jogo seguir
37 – Robinho recebe de Dudu e rola para Zé Eduardo, que arremata e acerta o travessão
38 – Martinuccio recebe na área e bate de primeira. Paulo Victor pega
39 – Robinho cruza, Marcelo falha e Martinuccio finaliza. Chicão salva o gol
40 – Zé Eduardo avança pela esquerda e bate cruzado. Paulo Victor pega antes da chegada de Dudu
41 – Carlinhos apanha uma rebatida da defesa e bate de fora da área, mas por cima do gol
45 – Gil cruza. Martinuccio cabeceia torto e Paulo Victor pega fácil
Segundo tempo
2 – Robinho cobra escanteio. Leandro Almeida cabeceia por cima do gol
4 – Norberto cruza pela direita. Robinho chuta de primeira e manda para fora
8 – Luiz Antonio cruza. A bola vai direto a gol e Vanderlei espalma para escanteio
11 – Zé Eduardo puxa contra-ataque e chuta a gol. Paulo Victor pega
16 – Gol do Coritiba. Robinho cobra escanteio. Leandro Almeida sobe na risca da pequena área e cabeceia à direita do goleiro
28 – Gol do Coritiba. Elber rola para Robinho, na ponta-direita. Ele cruza da direita. Acossado por Zé Eduardo na pequena área, Luiz Antônio toca contra o próprio gol
32 – Paulinho, de frente para o gol, arremata. A bola bate em Leandro Almeida e assusta, mas sai em escanteio
33 – Paulinho dribla Carlinhos e chuta com efeito, mas por cima do gol
35 – Carlinhos puxa contra-ataque e serve Zé Eduardo, que entra na área e bate cruzado. A bola sai à esquerda do gol
36 – Após jogada de Zé Eduardo, Reginaldo toca para Robinho, que bate no canto esquerdo. Paulo Victor faz boa defesa
37 – Gil cruza da direita e Samir desvisa, quase marcando gol contra. A bola sai em escanteio
40 – Gil recebe na direita, dribla um marcador e bate de pé esquerdo. A bola passa perto e sai
43 – Eber entra na área a dribles e é derrubado por Marcelo. Pênalti para o Coritiba
44 – Gol do Coritiba. Zé Eduardo cobra o pênalti com força, no ângulo direito