SÃO PAULO, SP Um dia após comemorar seu centenário, o Palmeiras voltou a jogar mal e foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (27), no Pacaembu, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
A derrota após a festa pelo aniversário poderia ter sido evitada, já que o atacante Henrique desperdiçou uma cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo, quando chutou a bola para fora.
Agora, o Palmeiras precisará vencer o confronto de volta, marcado para o próximo dia 4, em Belo Horizonte, por dois gols de diferença para avançar direto na competição mata-mata.
Vitórias por 2 a 1, 3 a 2, e assim por diante, também asseguram a classificação palmeirense. Caso vença por 1 a 0, a disputa da vaga será definida nas penalidades.
A falta de entrosamento e a forte marcação do time mineiro dificultaram muito o Palmeiras no confronto, principalmente, no primeiro tempo. Diogo e Mazinho, promovidos à equipe titular neste duelo, até se movimentavam bastante, mas não havia aproximação entre eles e o atacante Henrique.
Para piorar, a torcida palmeirense viu o goleiro Fábio ser o melhor do time em campo até o intervalo. Apesar do pênalti desperdiçado no final da primeira etapa, o Atlético-MG, que apresentava uma proposta defensiva na partida, foi melhor e criou as chances mais claras de abrir o placar.
Logo os 11min, Jô ganhou de Lúcio e cruzou rasteiro para Diego Tardelli na pequena área. O atacante só escorou o cruzamento, mas o goleiro do Palmeiras conseguiu evitar o gol certo atleticano.
Depois, aos 29min, após bate-rebate na área alviverde, o lateral Pedro Botelho, quase na pequena área, chutou de virada e o camisa 47 palmeirense fez outra importante defesa. Já aos 41, Fábio defendeu chute cruzado de Jô em nova intervenção.
Mesmo assim, a equipe da casa poderia ter ficado em vantagem no marcador quando o árbitro marcou um pênalti duvidoso do zagueiro Jemerson em disputa com Mazinho dentro da área atleticana aos 44min.
Na cobrança, Henrique converteu a primeira vez, mas o juiz mandou voltar o lance pois alegou invasão dos jogadores na grande área. Na segunda tentativa, o atacante palmeirense mudou de canto, mas chutou a bola para fora.
O erro, no entanto, não abalou a equipe paulista, que continuou com o mesmo ímpeto e disposição no segundo tempo. Mas ainda cometeu muitos erros nos passes, assim como na etapa inicial.
O técnico argentino então promoveu a entrada dos compatriotas Cristaldo e Mouche nas vagas de Mazinho e Henrique, respectivamente. Com isso, o time até ganhou mais movimentação, mas ainda faltava alguém que criasse as jogadas no meio de campo.
De quebra, os palmeirenses levaram um gol no contra-ataque aos 25min, quando Maicosuel cruzou para Luan, de peixinho na pequena área, decretar a vitória atleticana.
PALMEIRAS
Fábio; Weldinho, Lúcio, Victorino e Vitor Luis; Renato (Felipe Menezes), Marcelo Oliveira, Mendieta e Mazinho (Cristaldo); Diogo e Henrique (Mouche) T.: Ricardo Gareca
ATLÉTICO-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca (Luan), Maicosuel (Marion), Dátolo e Diego Tardelli; Jô (André)
T.: Levir Culpi.Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Mendieta (P), Rafael Carioca, Jemerson e Josué (A)
Gol: Luan, aos 25 min do 2° tempo