As capitais onde mais se fuma no Brasil são Porto Alegre (23%), Curitiba (20%) e São Paulo (19%). Os dados são do IBGE e do Instituto Nacional do Câncer, e fazem parte de uma pesquisa que serviu de base para o desenvolvimento da campanha O cigarro deixa tudo mais feio. Tenha atitude, diga não ao cigarro, realizada pelo Instituto RIC, braço social do Grupo RIC em alerta ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta sexta-feira (29). A campanha será veiculada em todas as plataformas do Grupo RIC, inclusive com matérias no programa VER MAIS, com o foco em prevenção.

O objetivo do Instituto é alertar o fumante sobre os riscos que o hábito traz à sua própria vida. Uma das principais peças da campanha é um filme de 30’’, que apresenta várias cenas de jovens que não fumam, pois estão ocupados com outras atividades, como correr, andar de bicicleta e se divertir com os amigos. E a mensagem que o vídeo traz é que com tanta coisa boa para fazer o jovem não deve dar uma de ultrapassado e fumar.

Foco no Jovem – Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde – a prevalência de escolares fumantes variou de 11 a 27% no sexo masculino e 9 a 24% no feminino no Brasil nos últimos anos. Indicadores como estes foram motivos para a criação de ações que tivessem impacto diretamente nos jovens, declara a diretora do Instituto RIC, Luciana Petrelli.

O Instituto RIC desenvolveu uma intervenção urbana para levar mensagens educativas diretamente para à comunidade de Curitiba. Foram estampados 08 bueiros pelo centro da cidade, em locais de grande circulação, com imagens de rostos com olhos abertos e a boca ficando na entrada do bueiro, com os dizeres: O cigarro deixa tudo mais feio. Tenha atitude, diga não ao cigarro.

90% das pessoas começam a fumar antes dos 19 anos, e com uma linguagem criativa, a ação tem o objetivo de relacionar os cheiros da maioria dos bueiros com o hábito de fumar, demonstrando que o hábito atinge as pessoas ao redor, além de informar sobre os principais problemas de saúde, reforça a diretora.

Tenda Pulmão – Dados levantados pelo Instituto apontam que 49,7% dos paranaenses usuários do tabaco planejam parar de fumar, abaixo da média nacional, de 52,1%. 57,4% das pessoas no Estado pensou em parar de fumar devido ao rótulo de advertência, contra 65% da média nacional. Em 2013, 4.663 pessoas pararam de fumar depois de participar dos programas antitabagismo no Paraná.

Seguindo esta tendência, nesta sexta-feira foi instalada na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, a Tenda Pulmão, para alertar o público sobre os danos que o vício tabagista acarreta. No local, a comunidade poderá tirar dúvidas e buscar esclarecimentos sobre o tema com médicos, profissionais de saúde do CRF – Conselho Regional de Farmácia e voluntários da Instituição HumSol – de Combate ao Câncer. A ação acontece das 10h às 17h.

 

 

Serviço:

Tenda Pulmão

Local: Praça Rui Barbosa, Curitiba/PR

Horário: dia 29, a partir das 10h às 17h.