A partir da próxima segunda-feira (1/9), as 109 unidades de saúde de Curitiba passam a ofertar a vacina contra hepatite A. Poderão ser imunizadas na rede pública municipal crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% desse público, que é formado por 23.605 crianças.

A faixa etária para a imunização foi determinada pelo Ministério da Saúde com base em estudos segundo os quais crianças dessa idade ficam mais expostas ao contágio do vírus, que é transmitido via oral ou fecal. As demais crianças só serão vacinadas caso estejam realizando tratamento de saúde e recebam indicação médica.

Não há tratamento específico para a hepatite A e a recuperação pode levar semanas ou meses. A terapia é baseada no equilíbrio nutricional adequado, incluindo reposição de líquidos eliminados na diarreia e vômito. Crianças dessa idade costumam brincar no chão e levar as mãos à boca, muitas vezes contaminadas. A população mais atingida é aquela que vive em condições precárias de saneamento básico, explica a diretora de Epidemiologia da secretaria, Juliane Oliveira.

A vacina será oferecida em dose única e a proteção é permanente. Com a inclusão desta vacina, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer 14 vacinas e todas as imunizações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É fundamental que os pais levem a carteirinha de vacinação da criança. Se alguma imunização estiver desatualizada, ela poderá ser colocada em dia, ressalta Juliane.

Hepatite

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta uma queda na ocorrência de hepatite A desde 2006. Nos últimos sete anos foram registrados cerca de 151 mil casos da infecção no País. Em Curitiba, nesse período foram 346 casos. O baixo índice em Curitiba decorre das condições de saneamento, em geral boas na capital, diz Juliane.

A expectativa do Ministério é que haverá redução de 64% nos casos de hepatite A com a inserção da vacina no calendário vacinal.