O espetáculo de dança contemporânea Sem o que você não pode viver será apresentado de hoje a domingo (31), às 20 horas, na Casa Hoffmann. Trata-se de um projeto contemplado pelo Edital de Apoio à Pesquisa e Criação Artística do Estado do Rio de Janeiro e que conta com um solo da coreógrafa, criadora e intérprete Ivana Menna Barreto, motivado pelo assassinato de seu marido Fred Pinheiro, um dos fundadores do Nós do Morro.

A apresentação é um testemunho particular a partir da memória do outro, isto é, a partir de movimentos, imagens, escritos ou falas deixadas por alguém. É fruto de uma pesquisa interativa — onde os depoimentos foram colhidos ao vivo ou virtualmente com 45 pessoas no Brasil, na Dinamarca, nos Estados Unidos, na França e na Holanda — sobre a vida cotidiana de pessoas e suas respostas à pergunta que dá nome ao espetáculo.

O trabalho é constantemente modificado e rearticulado em cena e é estruturado em cinco ações: falar, andar, dançar, observar e vestir/despir. A coreografia, que acontece em meio aos espectadores, é uma tentativa de resposta às questões “o que é possível fazer com aquilo que temos, ou com o que nos foi dado?” e Qual a coisa Hoje, logo após o espetáculo, haverá uma conversa com o público, mediada pelo pesquisador e professor da FAP Joubert Arrais. No sábado, dia 30, das 15h às 18 horas, será realizada uma oficina autobiográfica com Ivana Menna Barreto, direcionada a profissionais da dança e do teatro.

Antes do início da oficina serão distribuídas perguntas aos participantes, que deverão levar um CD que contenha uma música de sua predileção. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar um breve currículo (com no máximo 5 linhas, nome completo e telefone) para o e-mail: cindynapoli_a @yahoo.com.br.

O workshop pretende investigar o processo de composição do intérprete em seu caráter testemunhal. A proposta é criar um espaço de intensificação de ações, construídas a partir de perguntas dirigidas aos participantes. Por meio da exploração do material de cada um, haverá intervenções dos parceiros, buscando a implicação do grupo na construção das versões individuais. As dinâmicas corporais, alimentadas por um treinamento com base na respiração, enfatizam os retornos, as interrupções e repetições que intensificam as ações escolhidas.

Ao final de cada temporada, a composição deixa espaço para a participação de outro artista convidado a criar algo a partir do que viu. Este novo registro poderá ser mostrado no mesmo dia ou em apresentações futuras, dependendo da natureza da criação de cada um.

SERVIÇO
O quê: Espetáculo de dança contemporânea Sem o que você não pode viver
Onde: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)
Quando: 29 a 31 de agosto, sexta-feira a domingo, às 20h.
Quanto: gratuitos (Retirada de senhas meia hora antes do espetáculo).