SÃO PAULO, SP – O primeiro sistema de metrô em monotrilho do país será inaugurado no próximo sábado (30), na zona leste de São Paulo.
A linha 15-prata, a sexta da rede metroviária da capital, também é o primeiro novo ramal a ser aberto desde maio de 2010, quando a linha 4-amarela começou a funcionar.
A operação vai começar, porém, em trecho curto e em período limitado. Serão abertos 2,9 km entre as estações Vila Prudente e Oratório, com funcionamento das 10h às 15h apenas no fim de semana.
Além do horário limitado, o intervalo entre os trens será bem maior que os 90 segundos previstos quando a operação estiver completa.
O Metrô afirma que essa fase inicial, chamada de “visita controlada”, serve para os últimos ajustes de equipamentos e sistemas, além de liberar as vias durante a semana para o teste de novos trens. Não há cobrança de tarifa.
Até agora, a Bombardier, fabricante dos trens, entregou 3 das 54 composições previstas no contrato. Apenas uma será usada na fase inicial, mas o Metrô diz que as entregas estão atrasadas.
A companhia não informou qual a previsão para o início da operação comercial, em que o funcionamento é o mesmo da rede (4h40 à 0h), o intervalo entre os trens é menor e há cobrança de tarifa.
Também será aberta no sábado uma ciclovia de 2,4 km embaixo do monotrilho, cujo percurso acompanha a av. Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
A via para bicicletas foi uma das exigências ambientais feitas ao empreendimento, e será de responsabilidade da prefeitura após a inauguração.
O monotrilho da linha 15-prata é um trem com pneus, com sete carros cada, que trafega sobre vias elevadas de concreto. A estrutura fica a uma altura entre 12 e 15 metros.
Cada trem comporta até mil passageiros de uma vez, a velocidade máxima de 80 km/h. Nessas condições, a nova linha poderá transportar 40 mil passageiros por hora e sentido, o que a torna o monotrilho de maior capacidade no mundo.
Quando completa, a linha terá 17 estações e 26,7 km. A demanda prevista é de 550 mil passageiros por dia.
No Brasil, experiências semelhantes a monotrilhos foram implantadas em Poços de Caldas (MG) nos anos 1990 e em Gramado (RS), em 2009 –ambas com características turísticas.