Por Alex Francisco
SÃO PAULO, SP – Após se dedicar à comédia nos últimos anos, a atriz Elaine Mickely, 34 anos, está radiante por mostrar que também pode ser uma atriz dramática na novela “Império” (Globo). Ela interpreta Xênia, a passista que virou rainha de bateria e ocupa o lugar deixado por Juliane (Cris Vianna). “Ela chega para atazanar, mesmo. A intenção dela é incomodar a Juliane, evitar que ela tome seu posto na escola de samba. E eu pretendo fazer um bom trabalho, não desestimular o autor”, diz, referindo-se a Aguinaldo Silva, que já estendeu a participação de Elaine na trama global.
Longe da TV desde o fim de “Aventuras do Didi” (Globo, 2010-2013), Elaine conta que enfrentou dificuldades para emplacar outros trabalhos na emissora. “Minha estreia foi em “Hilda Furacão” [1998], depois fiz apenas participações em humorísticos. É muito difícil para alguns diretores e autores acreditarem que você pode fazer outros papéis, apostarem no seu talento sem ter medo de arriscar”, desabafa.
“O Papinha foi um diretor que confiou em mim”, complementa, referindo-se ao diretor de “Império”, Rogério Gomes, com quem trabalhou na novela “Beleza Pura” (Globo, 2008).
O reinado de Xênia está em risco, já que Juliane vira alvo da imprensa novamente, após se separar de Orville (Paulo Rocha). Em alta, a morena pode ocupar novamente o posto de rainha de bateria por conta de sua popularidade. Assim, Xênia vai ter que mostrar samba no pé. “Esse papel tem tudo a ver comigo, pois gosto muito de samba, já desfilei em escola de samba e tenho certeza de que essa rixa entre passistas e rainhas existe nos barracões, mexe muito com o ego e a vaidade”, comenta Elaine.
Mesmo com poucas cenas indo ao ar, a atriz comenta que teve um grande retorno do público. “Isso foi surpreendente. Meus seguidores na internet comentavam cada momento da Xênia no ar, mostrando a que veio.”
Elaine é casada com o jornalista Cesar Filho, que apresenta o “Notícias da Manh㔠(SBT), e é mãe de Luma, 14 anos, e Luigi, 10 anos. “O Cesar gostou de me ver na novela e tem me dado o maior apoio. Ele torce para que eu realize os meus desejos e sabe que eu quero muito fazer novelas, afinal, ele me conheceu como atriz”, lembra. “Ele diz que se apaixonou ao me ver na TV, em ‘Hilda Furacão’. Foi coisa de cinema [risos]”, complementa a atriz.
Torcedora da Mangueira, no Rio, e da Vai-Vai, em São Paulo, Elaine espera que sua personagem vá para a Marquês de Sapucaí. “Seria uma grande realização. Tenho me preparado para isso.”