SÃO PAULO, SP – O Santos emitiu uma nota em seu site oficial nesta sexta-feira (29) em que repudia o ato de racismo por parte de torcedores do Grêmio contra o goleiro Aranha durante a partida entre as duas equipes na noite de quinta-feira (28), em Porto Alegre, pela Copa do Brasil. O clube afirmou que “adotará as medidas cabíveis” sobre o caso.

“O Santos mais uma vez vem a público se manifestar a respeito de um ato que considera inadmissível. Apesar do clube acreditar que trata-se de fato isolado, que destoa da postura do respeitado adversário e sua torcida, considera impossível ignorar a manifestação de parte daqueles que estavam na arena e proferiram gestos e palavras ofensivos”, diz o clube em nota. “Para esse escudo, o ato representa a ignorância de uma minoria da sociedade, mas por reconhecer o seu compromisso social em colaborar para a inibição de qualquer ato de preconceito, defendendo a sua cultura e a posição de seus torcedores, simpatizantes e ídolos, o Peixe resgata, no dia de hoje, a campanha #RacismoNão”, afirma o clube.

O episódio aconteceu no final da etapa complementar. Imagens da ESPN Brasil, que transmitia a partida, mostram ao menos uma torcedora gritando o que parecia ser ‘macaco’. Em entrevista para o site do Santos, Aranha disse estar decepcionado com a situação e pediu o fim do racismo.

“Não tenho outra palavra a dizer que não seja decepção. Estamos caminhando por um país melhor e vimos muitas manifestações em busca de melhorias nos últimos tempos. Mas atitudes como a de hoje [ontem] mostram que precisamos melhorar como seres humanos”, afirmou. “Caráter é tudo! Se não há homens de bem e pessoas de caráter, há uma contaminação na política, no trabalho, nos eventos e, claro, na vida. É preciso inibir esse tipo de ato, pois se não o fizermos, estamos, de certa maneira, concordando com isso”, disse o goleiro. Logo depois do jogo, Aranha disse que foi chamado de macaco e de preto fedido.