GISLAINE GUTIERRE
SÃO PAULO, SP – O Coro da Osesp faz, neste sábado (30), sua última apresentação em São Paulo do ciclo comemorativo aos seus 20 anos de existência. Será às 11h, na Pinacoteca do Estado, com entrada gratuita.
O programa, segundo a regente Naomi Munakata, vai misturar um pouco do que o grupo já exibiu e ainda exibirá na Sala São Paulo, sua sede. “Já cantamos, neste ano, música sacra do século 20 e obras brasileiras”, diz.
Ela se refere a composições como “Ave Maria” e “Pater Noster”, de Villa-Lobos (1887-1959), “Agnus Dei”, de Aylton Escobar, e “Ave Verum Corpus”, de William Byrd (1540-1623), que também estão no programa deste sábado.
A diversificação não é só de autores, mas também de linguagem. Munakata resolveu levar ao público a obra moderna do sueco Fredrik Sixten e a peça composta para dois coros do lituano Vaclovas Augustinas, chamada “Hymne a San Martin”. Há um jogo de vozes que permite uma alternância entre um coro e outro.
“Eu explico ao público como essa divisão funciona e a resposta tem sido muito boa”, diz a regente do coro.
A novidade maior deste programa fica por conta das obras de Claudio Monteverdi (1567-1643) Carlo Gesualdo (1566-1613), que ainda serão levadas à Sala São Paulo em apresentações marcadas para novembro.
PIANISSIMO
No Coro da Osesp “há 19 anos e meio”, Naomi Munakata diz que entre os momentos mais marcantes no grupo estão as parcerias com o maestro inglês Frank Shipway, que morreu no último dia 5, aos 79 anos, num acidente de carro na Inglaterra.
Munakata diz que Shipway fez um trabalho importante na preparação para o canto de “O Sonho de Gerontius”, de Edward Elgar (1857-1934).
“Ele conseguiu extrair do coro o pianissimo, que é o volume mais baixinho que existe, sem afetar a qualidade do som do grupo”, diz Munakata. “Isso, para a gente, foi a maior glória.”
Maria Angélica Leutwiller, um dos oito integrantes que estão no coro desde a sua fundação, lembra das vezes em que o grupo foi regido por Eleazar de Carvalho (1912-1996), que foi maestro da Osesp durante 24 anos.
“Ele era muito atento, parecia que via todas as pessoas ao mesmo tempo. Se alguém bocejasse, dizia que estava de olho. Ele queria atenção exclusiva e absoluta ao que pedia, mas a gente o admirava muito, era emocionante cantar sob a batuta dele”, diz Leutwiller.
Depois dessa apresentação na Pinacoteca, o Coro da Osesp percorrerá a região do ABC: São Bernardo (dia 4/9), Santo André (5/9) e Ribeirão Pires (6/9).

CORO DA OSESP
QUANDO: Neste sábado (30), às 11h
ONDE: Pinacoteca do Estado de São Paulo, praça da Luz, tel (11) 3324-1000
QUANTO: grátis