SÃO PAULO, SP – Após sair do ar no mundo todo no ano passado, sobrevivendo apenas na China, o Windows Live Messenger (anteriormente conhecido como MSN) vai encerrar seus serviços de uma vez por todas.

O jornal “Beijing Morning Post” reportou nesta sexta-feira (29) que a Microsoft pretende migrar os usuários chineses para o Skype a partir de 31 de outubro, mesmo procedimento adotado nos outros países em 2013. A empresa teria informado os clientes sobre a mudança por e-mail.

A decisão vem em meio à uma crise entre a Microsoft e o governo chinês, que realiza investigações antimonopolio em escritórios locais da empresa desde o final de julho.

NOSTALGIA

Desenvolvido pela Microsoft em 1999, o MSN conquistou o público do antigo ICQ, pioneiro das mensagens instantâneas nos anos 90.

O serviço, que chegou a ser o mais popular do mundo, foi aprimorado com o passar dos anos, adicionando funcionalidades como conversas por vídeo, mini-games e emoticons personalizados. A Microsoft decidiu tirar a ferramenta do ar após perder público principalmente para as redes sociais e os torpedos SMS.

Entre 2010 e o ano passado, o MSN foi de 300 milhões a 100 milhões de usuários. Além disso, a companhia havia feito um alto investimento na compra do Skype em 2011 por US$ 8,5 bilhões, que oferecia os mesmos recursos. O MSN foi aposentado no Brasil entre abril e maio de 2013.