Quando estreou na Série B deste ano, o Paraná Clube fez 2 a 0 no Sampaio Corrêa, em São Luís (MA). Isso ressaltou a fama, obtida no Campeonato Paranaense, de time que obtinha resultados melhores quando atuava fora de casa. Contudo, a fama não se confirmou – desde aquele triunfo na estreia, foram oito tropeços. Neste sábado (30), o Paraná encerra o primeiro turno da Série B tentando retomar a fama de visitante incômodo. O adversário é o América-RN, em Natal.

Para o técnico Claudinei Oliveira, os oito tropeços fora de casa têm explicação. Tem time que, mesmo em casa, joga para não perder. Fica lá atrás, joga fechadinha, esperando uma bola. Aí faz um gol de escanteio e ganha, afirmou ele. Curiosamente, as cinco derrotas registradas fora de casa foram por apenas um gol de diferença. O Paraná joga fora de casa para ganhar. Não vou jogar fechadinho. Vou jogar para ganhar os jogos, salientou.

Segundo o treinador, o fato de não ter tanto sucesso fora de casa é algo que fica em segundo plano. Para mim, se a gente ganhar todos os jogos na Vila Capanema, está ótimo. Fora, vamos buscar pontos. Em nove jogos em casa, o Paraná venceu cinco, empatou um e perdeu três. Fora, registrou uma vitória, três empates e cinco derrotas.

Com tal campanha, o Paraná está em 15º lugar na Série B com 22 pontos. Se perder ou empatar, não sairá do lugar. Mas, se vencer, passará à frente do próprio América-RN (14º, com 23 pontos). E, se os demais resultados da 19ª rodada ajudarem, poderá subir até quatro posições.

Para o jogo deste sábado, Claudinei Oliveira conta com os retornos do goleiro Marcos – que cumpriu suspensão na última rodada – e do meia Lúcio Flávio, recuperado de lesão muscular. Na sexta-feira (29), porém, ele foi poupado do treino. Fiquei fora por uma fadiga. Devo estar à disposição para o jogo de sábado, falou ele.

Adversário

O América-RN vive uma espécie de realidade paralela. Na Copa do Brasil, o time eliminou o Fluminense ao goleá-lo por 5 a 2 em pleno Maracanã. E seu último feito foi surrar o Atlético-PR por 3 a 0, na última quarta-feira (27). Assim, está com um pé nas quartas-de-final da Copa do Brasil – decide a vaga em Curitiba, na próxima quarta-feira (2). Na Série B, por outro lado, o time vem em queda. Perdeu as duas últimas partidas, sendo uma delas em casa, e ocupa a 14ª posição, com 23 pontos.

 

América-RN x Paraná

América-RN

Andrey; Walber, Cleber, Lázaro e Wanderson; Tiago Dutra, Fabinho, Val e Morais; Rodrigo Pimpão e Max. Técnico: Oliveira Canindé

Paraná

Marcos; Chiquinho, Gustavo, Alisson e Breno; Edson Sitta, Lucas Otávio, Lúcio Flávio e Henrique Santos; Tiago Alves e Giancarlo. Técnico: Claudinei Oliveira

Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)

Local: Estádio Arena das Dunas, em Natal, sábado, às 16h10