As noites de sexta-feira na Globo serão habitadas, a partir do dia 19, por Eduardo Borges, mais conhecido como Bruno Gagliasso. Para a namorada, personagem de Débora Falabella, ele é o último príncipe encantado do planeta. Aos olhos da audiência, no entanto, Edu se mostra de imediato um assassino em série, sempre de mulheres. Isso é Dupla Identidade, primeira série semanal de Glória Perez, fã do gênero e leitora voraz de toda a literatura que embasa as mentes mais assassinas da TV. Adora The Fall, Dexter e Criminal Minds, entre outras, e chega a comprar os DVDs de algumas delas para revê-las. Se você não é muito chegado a sangue, tudo bem. O foco aqui está na mente assassina, e não no estrago físico provocado.

O caso é que os serial killers se multiplicam aos montes na TV paga, sempre com procedência americana, e a autora achou que valeria a pena testar os efeitos desse formato, de “suspense psicológico”, na TV aberta. De fato, faz tempo que um representante da espécie nascido e criado em terras tupiniquins não aguça os anseios da audiência local – ao menos na ficção. Já se vão 22 anos desde que Miguel Falabella fazia o diabo com aquelas Noivas de Copacabana.

Glória resolveu aproveitar a abertura que a atual direção da Globo vem propiciando a seus criadores, em busca de novas propostas, e investiu no assunto. “Percebi que todos esses seriados de que a gente gosta remetem a casos reais”, disse ela ao Estado, em entrevista no QG onde escreve, com vista para toda a orla de Copacabana. Não que Edu seja a personificação de algum assassino de verdade. “Ele não é o retrato de nenhum serial killer da vida real, como os das séries americanas não são, mas ele pega algumas características e fatos acontecidos com serial killers reais.”

Com formação em História, Glória tem no estudo da mente dos assassinos em série um menu sob medida para o gosto de quem se dedica a pesquisas antropológicas para criar sua ficção. Estudou casos reais, leu e ouviu profissionais que se relacionaram com assassinos do gênero, como a especialista Ilana Casoy, e resolveu compartilhar seu levantamento com a plateia, antes mesmo de a série estrear: criou um blog que detalha todo o levantamento, personagens e manias que a levaram a mergulhar na criação de Edu e seu universo.